Coluna de Hélio Ricardo Pedroso: Sepultura do Brasil – O primeiro da última turnê
1 março 2024 – Arena Hall – BH
Noite de sexta-feira com todos ingressos vendidos na cidade onde a banda começou, Belo Horizonte, o Sepultura decidiu iniciar sua turnê de encerramento da banda após 40 anos de estrada, chamada “Celebrating Life Through Death”.
As últimas semanas foram muito intensas para a banda que, após anunciar a turnê de encerramento no ano passado, foi surpreendida no início de fevereiro com a notificaçao do baterista Eloy Casagrande (na banda há 13 anos) que o mesmo estava deixando a banda. Essa notícia no entanto, só foi comunicada aos fãs e imprensa, por meio de suas mídias sociais, apenas dias antes do primeiro show e já apresentando o novo batera, Greyson Nekrutman. O pouco tempo para ensaiar antes do início da turnê foi um grande desafio para toda a banda, já que os sons do Sepultura são marcados pela potência, técnica e velocidade da bateria.
Chega então o grande dia e, logo de cara, toda tensão das últimas semanas fica para trás diante das porradas iniciais de “Refuse/ Resist” e “Territory”, tocadas com peso e apoio dos fãs. Na sequência “Slave New World” devidamente registradas pelo Meteleco.
E apresentaçao seguiu atraves das 22 musicas tocadas conforme setlist:
Polícia (Titãs song)
Intro (Mixed intro snippets from several songs)
Refuse/Resist
Territory
Slave New World
Phantom Self
Dusted (first time since 2016)
Attitude
Kairos
Means to an End
Cut-Throat
Guardians of Earth
Mind War (first time since 2015)
False (first time since 2019)
Choke
Escape to the Void (first time since 2019)
Kaiowas
Sepulnation
Biotech Is Godzilla (first time since 2018)
Agony of Defeat
Troops of Doom
Arise
Encore
Ratamahatta
Roots Bloody Roots
Easy Lover (Philip Bailey song)

Setlist com boas escolhas mostrando diversas fases e discos da banda, porém para ficar perfeito, faltou ao menos um som do álbum “Beneath the Remais”, por exemplo, “Inner Self”.
Outro fator positivo foi o público presente em Belo Horizonte que cantou e vibrou com a banda o show inteiro, além de, por vários momentos, gritar o nome de Greyson apoiando o novato da batera.
Vamos aguardar o andamento da turnê e certamente acompanharemos outro show em outra oportunidade!
- Hélio Ricardo Pedroso é engenheiro, corintiano, roqueiro, louco por cerveja, futebol, rock e também futebol americano e escreve no Jornal Cotia Agora.

