Cotianos se unem para construir um futuro mais verde
Arquiteto Fernando Confiança destaca a importância da participação popular na Conferência Municipal do Meio Ambiente.
O Ministério do Meio Ambiente estruturou a Conferência do Meio Ambiente de forma que propostas sejam elaboradas nos municípios brasileiros. De forma hierárquica, as aprovadas nas cidades serão apresentadas na Conferência Estadual, Federal e por fim, à ONU.
“Nós, os cotianos, podemos colaborar muito com esta conferência, o meio ambiente faz parte do nosso cotidiano, sentimos impactos diretos em nossas vidas. Quando surge um desmatamento, animais desalojados surgem em nossos quintais, riachos são assoreados, dentre outras consequências”, destacou Fernando Confiança que é arquiteto e urbanista, morador de Cotia.
Acontecerá no dia 16 de janeiro de 25, com início às 8h e previsão de término às 13h e estará organizada em cinco eixos:
1– Mitigação: Redução da emissão de gases de efeito estufa.
2– Adaptação e preparação para desastres: Prevenção de riscos e redução de perdas e danos.
3– Justiça Climática: Superação das desigualdades.
4– Transformação Ecológica: Descarbonização da economia com maior inclusão social.
5– Governança e Educação Ambiental: Participação e controle social.
Quem participa?
A Conferência Municipal do Meio Ambiente é aberta a toda população do município com mais de 16 anos de idade, sobretudo aqueles que vivem em territórios e condições vulnerabilizados.
“Estudar sobre os temas antes da Conferência será fundamental, acontecerá em um único dia e os assuntos exigem conhecimento prévio”, continuou Confiança, “por exemplo:
• Mitigação: Reduzir o consumo de combustíveis fósseis, como petróleo e gasolina; Promover o transporte coletivo e a mobilidade sustentável; Reduzir o desmatamento, Destinação adequada dos resíduos sólidos.
• Adaptação e preparação para desastres: Plano de Contingência Municipal; Habitação segura; Mapeamento das áreas de risco; Capacitação da sociedade.
• Justiça Climática: Implementar programas de educação ambiental nas escolas e comunidades; Incentivar economias sustentáveis nas periferias e regiões rurais; Revisar as políticas de adaptação climática e transição energética para considerar o combate às desigualdades estruturais.
• Transformação Ecológica: Construir usinas de energia solar para abastecer prédios públicos; Promover a produção e o consumo de produtos e serviços sustentáveis; Implementar melhorias sustentáveis na infraestrutura pública da cidade, escolas e centros de saúde.
• Governança e Educação Ambiental: Criar políticas públicas para conscientizar a população sobre questões ambientais, envolvendo famílias, escolas e ONGs ambientais; Elaborar um plano setorial de educação ambiental municipal, com ações permanentes com agentes públicos, professores, entidades religiosas e grupos culturais; Ampliar a educação ambiental nas escolas, como disciplina curricular, envolvendo a comunidade nas atividades práticas”.
Quando? 16 de janeiro, das 8h às 13h
Onde? Rua Jorge Caixe, 306 – Portão – Cotia
*Fernando Confiança é nascido em Cotia, descendente de família centenária no município, 54 anos, pai, empresário, arquiteto e urbanista com especialização em gestão da mobilidade urbana, planejamento urbano, administração e obras, com projetos realizados em 18 estados brasileiros, no exterior e experiência em gestão pública.
Rede social: instagram.com/fernandoconfianca
Saiba mais: