Pagamento por aproximação passa a ser aceito em todas as estações do Metrô
Os passageiros do Metrô agora podem pagar a tarifa diretamente em catracas exclusivas das estações, utilizando cartões físicos de débito e crédito com tecnologia de aproximação. A iniciativa faz parte de um novo projeto piloto, iniciado nesta segunda-feira (1), com duração inicial de seis meses e possibilidade de prorrogação, que busca avaliar a aceitação dos passageiros e ajustes que possam ser feitos.
O teste foi iniciado em todas as estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha e ao longo de dezembro será disponibilizado nas linhas 2-Verde e 15-Prata. Serão aceitos cartões Mastercard, Visa e Elo habilitados para pagamentos por aproximação. Durante o período do piloto, será permitido o pagamento de uma passagem por cartão utilizado, sem considerar as regras de integração. Quem utilizar o cartão, só poderá voltar a passá-lo em uma catraca do Metrô após 30 minutos. Esse período poderá ser reduzido após a análise dos testes.
Cada estação terá ao menos um bloqueio (catraca) exclusivo para o pagamento com cartões de débito e crédito, não sendo aceito em um primeiro momento o uso de cartões virtuais em smartphones ou smartwatches. Esses bloqueios estarão sinalizados e as estações de maior movimento contarão com promotores identificados para orientar no uso dos cartões (confira na relação abaixo).
A novidade traz como principais benefícios aos passageiros a rapidez no embarque, já que o pagamento acontece em segundos; mais conveniência, uma vez que dispensa recargas e uso de dinheiro físico; integração com meios digitais, permitindo utilizar cartões cadastrados em carteiras eletrônicas ampliando o leque de opções ao passageiro e melhorando o fluxo nas estações.
Atualmente, o embarque pode ser realizado com cartões de transportes (Bilhete Único ou Top), ou bilhetes QRCode. Com essa novidade os principais benefícios para os usuários são agilidade no embarque – o pagamento acontece em segundos, apenas aproximando o cartão físico no validador – e a praticidade, dispensando a compra antecipada de bilhetes e ampliando as opções disponíveis.
A medida reforça o compromisso com a inovação e a melhoria contínua da experiência dos usuários, alinhando-se aos padrões digitais já adotados em grandes sistemas de transporte ao redor do mundo.
Início da aceitação no decorrer de dezembro:
Linha 2-Verde: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí, Vila Prudente
Linha 15-Prata: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Jardim Colonial
