Prometido para 2014, Linha 17-Ouro do metrô deve começar a operar em março de 2026
O monotrilho da Linha 17-Ouro, prometido para ligar a região do Aeroporto de Congonhas ao sistema metroferroviário durante a Copa do Mundo de 2014, deve enfim entrar em operação em março de 2026, afirmou nesta terça-feira (11) Roberto Torres, diretor de engenharia e planejamento do Metrô.
Segundo a empresa, cerca de 90% das obras estão concluídas, e os trabalhos atuais se concentram nos acabamentos e na instalação de sistemas nas oito estações previstas nesta primeira fase.
Nas plataformas, já é possível ver placas instaladas, escadas rolantes funcionando, portas de plataforma posicionadas e equipes realizando os ajustes finais antes da abertura.
A linha terá conexão com a Linha 5-Lilás, do Metrô, na estação Campo Belo, e à linha 9-Esmeralda da Via Mobilidade, pela estação Morumbi, na Marginal Pinheiros.
Mudança no projeto
O projeto original da Linha 17 previa 18 quilômetros de extensão, conectando o Jabaquara ao entorno do estádio do Morumbi. A obra, no entanto, enfrentou paralisações, redução de escopo, aumento de custos e trocas de gestão ao longo de mais de 10 anos.
Em setembro, o governo estadual autorizou mais uma alteração contratual, liberando R$ 30 milhões adicionais à construtora responsável. Segundo Torres, não haverá novos atrasos.
Nenhuma das estações da Linha 17 terá bilheteria tradicional. Passageiros que não possuem cartão de transporte terão de usar totens de autoatendimento. Quando o projeto foi concebido, há mais de 15 anos, houve previsão para salas de bilheteria, mas os espaços não foram fechados e não serão utilizados.
Novos trens
Dos 14 trens previstos, seis já estão no pátio Água Espraiada, na Zona Sul. Cinco passaram por testes, realizados preferencialmente à noite. Os vagões seguem protegidos com plástico nos pisos e assentos até o início da operação.
Cada composição poderá transportar até 616 passageiros e conta com bateria de emergência capaz de manter o deslocamento até o fim da viagem em caso de apagão. Como na Linha 4-Amarela, os trens foram projetados para operar de forma automática; inicialmente, porém, haverá condutores.
As oito estações da linha 17-Ouro são as seguintes: Washington Luís, Aeroporto de Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo,
Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbi.
