Cotia recebe a exposição de arte indígena “Akoty”
AKOTY é um projeto que partiu da iniciativa de vários indígenas que moram em Cotia, como forma de dar visibilidade, troca de saberes, respeito e conscientização sobre os povos originários.
Reúne um acervo de arte indígena de Norte à sul do Brasil, são mais de 30 objetos, alguns confeccionados pelas próprias famílias indígenas em Cotia.
Um destaque, é o artista Eduardo Karai Jeguaka, que traz 15 obras contemporâneas, que expõe as principais reivindicações dos índios.
Ele fará uma monitoria dia 5 de dezembro, sexta-feira, e receberá o público em geral das 10h às 17h, venham conhecer e conversar com os indígenas de Cotia e região e haverá pipoca grátis.
A AKOTY, está recebendo escolas municipais de Cotia, aproximadamente 1000 crianças vão visitar a exposição até 5 de dezembro. As visitas são agendadas pela gestão da Biblioteca Municipal Baptista Cepellos.
Também haverá oficinas sobre povos indígenas no currículo escolar – conhecer, reconhecer, incluir e aplicar a Lei 11.645/08, obrigatoriedade da temática indígena, história, arte e cultura dos povos indígenas no currículo escolar brasileiro, com Cleyde Pankararé, ativista indígena, pedagoga e articuladora da implementação da lei 11.645/08 em Osasco:
6 de dezembro, sábado – das 9h às 12h30 – Como elaborar uma aula sobre a temática indígena.
13 de dezembro, sábado – das 9h às 12h30 – Material didático, livros, brinquedos, jogos, brincadeiras, histórias, arte e artesanatos indígenas para facilitar a aula sobre as temáticas indígenas.
13 de dezembro, das 14h às 17h, haverá cinema indígena com pipoca grátis.
Público alvo: Professores, profissionais da área de educação, estudantes de pedagogia e licenciaturas em geral, pesquisadores e ativistas.
Não precisa fazer inscrição, a entrada é grátis.
Biblioteca Baptista Cepellos – Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1147, Jardim Nomura.
