Pedágios para o litoral de São Paulo terão reajuste a partir de 1º de julho

O valor do pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes será reajustado em 4,91% em julho. Com o aumento, a tarifa nas rodovias Anchieta e Imigrantes passará de R$ 38,70 para R$ 40,60, mantendo-se como a mais alta do país.

O reajuste foi homologado pela Artesp – Agência de Transportes do Estado de São Paulo e publicado no Diário Oficial desta terça-feira (23). As novas tarifas da Ecovias Imigrantes entram em vigor à 0h do dia 1º de julho.

O reajuste integra a atualização anual das tarifas prevista nos contratos de concessão das rodovias estaduais paulistas.

No início de 2026, a Artesp anunciou que a praça de pedágio do Sistema será substituída por pórticos free flow, que registram a cobrança conforme a passagem do veículo. Atualmente, a tarifa é aplicada apenas para quem desce a serra. Com a mudança, o valor será dividido: metade na subida à capital e metade para quem segue ao litoral.

Confira os valores atuais e os novos valores das praças de pedágio da Ecovias Imigrantes:

-Rodovia dos Imigrantes (Piratininga – km 32)
Atual: R$ 38,70
Novo: R$ 40,60
Aumento: R$ 1,90 (4,91%)

-Via Anchieta (Riacho Grande – km 31)
Atual: R$ 38,70
Novo: R$ 40,60
Aumento: R$ 1,90 (4,91%)

-Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Santos – km 250)
Atual: R$ 18,30
Novo: R$ 19,20
Aumento: R$ 0,90 (4,92%)

-Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (São Vicente – km 280)
Atual: R$ 10,90
Novo: R$ 11,40
Aumento: R$ 0,50 (4,59%)

Com a implantação dofree flow, prevista para o mesmo dia, o modelo de cobrança nas rodovias Anchieta e Imigrantes será alterado. O sistema vai substituir as praças físicas de pedágio e permitir a cobrança por sentido de tráfego.

Após o reajuste e com a implantação do free flow, a tarifa de referência passará a ser de R$ 20,30 por trecho, tanto na subida quanto na descida da serra. Com a mudança no modelo de cobrança, o sistema pode deixar de ocupar o posto de pedágio mais caro do país.

Atualmente, a cobrança ocorre apenas no sentido litoral, na descida da serra, enquanto a subida é isenta. Motociclistas seguem sem cobrança nos dois sentidos.

Do G1