Cinco crianças trancadas em imóvel são resgatadas no Jardim Rosemeire
Guardas civis de Itapevi foram acionados para prestar apoio ao Conselho Tutelar e Creas no Jardim Rosemeire, limite da cidade com Cotia, visando averiguar denúncia de abandono de menores.
Ao chegar no local, a equipe constatou cinco crianças com idades entre 9 anos e um bebê de 10 meses, todas trancadas dentro da residência. Diante da situação de risco, o Conselho Tutelar solicitou o acesso pela janela para resgate imediato dos menores.
Durante a entrada no imóvel, foram observadas roupas espalhadas por toda a residência, restos de alimentos em pratos e panelas sobre a pia e piso, fezes na entrada do banheiro, acúmulo de sujeira e presença de odor desagradável em vários ambientes.
Também havia ausência de fogão e geladeira, impossibilitando o preparo e armazenamento adequado de alimentos e condições sanitárias e habitacionais inadequadas para permanência de crianças.
As cinco crianças foram retiradas com segurança pela janela e acomodadas no veículo do Conselho Tutelar para encaminhamento aos procedimentos de proteção conforme legislação do ECA.
Posteriormente, chegaram ao local a mãe e a avó das crianças. Diante dos fatos constatados e da gravidade da situação de negligência e abandono, a equipe da Guarda Municipal conduziu ambas as envolvidas até a Delegacia de Defesa da Mulher para prestação de depoimento e investigação dos fatos.
As crianças ficaram sob responsabilidade e cuidados do Conselho Tutelar para os encaminhamentos necessários junto ao CREAS e demais órgãos de proteção.
Do GCM em Foco – Foto ilustrativa
