Por conta da Reforma Tributária, Receita Federal trava site da Prefeitura de Cotia

A Prefeitura de Cotia informou em nota aos empresários, contadores e demais usuários do sistema de emissão de documentos fiscais eletrônicos que o processamento de notas fiscais e outros documentos está apresentando lentidão em razão do processo nacional de implantação da Reforma Tributária.

A Secretaria da Fazenda explica que durante o envio de documentos fiscais eletrônicos ao Ambiente Nacional, foram identificadas algumas inconsistências em arquivos XML, ocasionando reprovações no processamento. Essas situações decorrem de dados faltantes ou divergentes em campos obrigatórios, conforme regras de validação do padrão nacional.

Ocorre que desde 1º de janeiro, todos os documentos fiscais eletrônicos emitidos no país passaram a depender da validação realizada pelo Ambiente Nacional da Receita Federal. Somente após essa validação eletrônica os documentos são efetivamente processados e considerados emitidos.

Grande parte das inconsistências já foi corrigida e reprocessada com sucesso. Ainda assim, permanecem registros que necessitam da conclusão do processamento ao Ambiente Nacional. Ressalta-se que o reprocessamento e a validação dependem exclusivamente do Ambiente Nacional, não estando vinculados à prefeitura ou à empresa emissora.

Com isso, o Ambiente Nacional registra elevado volume de processamento, já que municípios de todo o Brasil utilizam a mesma infraestrutura tecnológica para transmitir e validar seus documentos fiscais. Esse cenário tem provocado maior tempo de processamento, sem interrupção do serviço.

Grande parte das inconsistências já foi corrigida e reprocessada, sendo que só de Cotia, foram aproximadamente 1,9 milhão de documentos fiscais. Outros 303 mil documentos permanecem em fila de validação pelo Ambiente Nacional.

A estimativa é de que o lote pendente seja concluído nos próximos dias, dependendo do desempenho da plataforma nacional.