Itapevi abre consulta pública para debater concessão do transporte municipal

A Prefeitura de Itapevi publicou oficialmente nesta sexta-feira (12), aviso de consulta pública referente à contratação de empresa para operar o transporte coletivo municipal. A consulta poderá ser feita através do site www.itapevi.sp.gov.br no período de 15 de março até 4 de abril de 2021.

Já no dia 15 de abril, a partir das 19 horas, a prefeitura realizará uma Audiência Pública virtual quando apresentará informações relativas à concessão do serviço de transporte.

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 8 de janeiro deste ano a prefeitura já publicara ato justificando a realização de uma licitação para nova concessão de linhas de ônibus municipais. Com isso, o poder público oficializou o primeiro passo para alterar por meio de uma concorrência o atual sistema de transportes, operado exclusivamente pela empresa Benfica.

Segundo o ato de justificativa, a concessão será por 15 anos e vai englobar toda a cidade de Itapevi.

Histórico

O discurso do prefeito Igor Soares sobre uma nova empresa vem desde a gestão anterior. Como mostrou o Diário do Transporte, em 24 de novembro de 2020, foi dado início a uma pesquisa de origem e destino para identificar novos hábitos e interesses de deslocamento da população, com ênfase no transporte coletivo. Os trabalhos foram até a primeira quinzena de dezembro de 2020 e a empresa contratada para o levantamento foi a Mobiflex.

No dia 5 de outubro, portanto antes das eleições municipais, o prefeito declarou que a cidade teria uma licitação para definir nova empresa para operar o transporte. O prefeito disse na ocasião que foi contratada uma empresa que estaria finalizando os estudos de demanda em todos os bairros. Assim que concluído o levantamento, seria possível publicar a nova licitação.

Em 4 de janeiro, Igor Soares descartou um aumento de tarifa de ônibus e, em redes sociais, criticou o atual sistema da cidade e informou que estavam sendo realizados estudos sobre a rede de linhas e a origem e destino dos passageiros e que, ainda neste ano, vai lançar uma licitação para escolher uma nova empresa de ônibus.

A prefeitura publicou em 8 de janeiro, ato justificando a realização de uma licitação para nova concessão de linhas de ônibus municipais. Com isso, o poder público oficializa o primeiro passo para alterar por meio de uma concorrência o atual sistema de transportes que é operado exclusivamente pela Benfica. A data do lançamento de edital e da abertura dos envelopes ainda será marcada.

Por Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes