Ônibus da Guarda que vai monitorar Cotia por câmeras já está na Praça da Matriz

busgc1O ônibus que a Guarda Civil de Cotia recebeu em 2014 como parte do programa “Crack é Possível Vencer”, começou a operar provisoriamente nesta quinta-feira (14).

O veículo por enquanto ficará na Praça da Matriz 24h com a presença de três guardas civis, como forma de monitorar a onda de uso de drogas e atitudes criminosas no local.

A praça virou ponto de moradia de drogados, que invadiram o palco e demais cantos. O tráfico de drogas acontece dia e noite e os criminosos chegaram a quebrar as lâmpadas dos postes para que o ambiente fique escuro, facilitando a ação de usuários e traficantes.

Com a chegada do ônibus, a expectativa é de que o ‘movimento’ acabe.

Atraso na implantação do ônibus

Ô ônibus veio para Cotia como parte de um convênio entre Governo Federal e Município e tem como objetivo o combate ao crack. O programa se estendeu por todo o País e Cotia foi contemplada em 2014, mas, uma das exigências do Governo é que o ônibus fique instalado na Praça Joaquim Nunes, reduto de camelôs na cidade. A prefeitura tem que tirar os ambulantes do local para a instalação do ônibus.

O maior motivo do atraso é o termo de doação do Governo Federal, que deveria ter chegado em dezembro e que só veio há poucas semanas para Cotia. Junto com o ônibus vieram 02 VW Voyage, 02 motos, 156 taser (arma de choque), 150 tubos de gás de pimenta. Além disso, 46 guardas civis foram capacitados pelo Programa no combate ao crack. Os veículos serão emplacados na próxima semana e disponibilizados para a circulação.

Falta ainda o Governo Federal fazer a instalação de 20 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade e também as do ônibus.

busgc3Investimento e fiscalização

O investimento do Governo é de cerca de R$ 1,5 milhão e o ônibus é semelhante aos links das emissoras de TV. Dali, três guardas civis vão monitorar as câmeras espalhadas pela cidade com giro de 360 graus com o intuito de inibir e coibir ações criminosas. A plataforma usada nos veículos permitirá a integração de ferramentas de análise e reconhecimentos de objetos e pessoas, que podem ser cruzados com bancos de dados da polícia.

As imagens são armazenadas nos próprios ônibus ou podem seguir para armazenamento na central.

O programa após ser instalado em Cotia terá a fiscalização do Ministério da Justiça, para que funcione de acordo com as diretrizes feitas pelo Governo.

O que é o Crack, é Possível Vencer

O ‘Crack, É Possível Vencer’ é um programa coordenado pelo Ministério da Justiça que desenvolve, em parceria com outros Ministérios, uma ação integrada que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade.
Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.
O programa é um amplo trabalho realizado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos, visando a oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas.

busgc4 busgc5 busgc6 busgc7

 

Um comentário em “Ônibus da Guarda que vai monitorar Cotia por câmeras já está na Praça da Matriz

  • 30/07/2015 em 22:12
    Permalink

    até que enfim,vai chover canivete em cotia,uma boa ação,é claro que essa inciativa é do governo federal e não do município,mas tá valendo,o dinheiro do IPTU…..

Fechado para comentários.