Bases da Guarda Civil de Cotia estão destruídas e sem utilidade
A Prefeitura de Cotia construiu há alguns anos bases da Guarda Civil em vários pontos da cidade. Esses locais, na verdade, eram para abrigar guardas civis, ambulâncias, Samu e defesa civil, mas não foi bem assim. As principais, como no Centro, Caucaia e Granja Viana até recebiam de vez em quando viaturas, mas os demais serviços nunca foram vistos.
Para piorar, as bases passaram a ser alvo de vandalismo, como já mostrou o Jornal Cotia Agora em 2023 e 2024. Criminosos roubaram portas e materiais de fácil venda para reciclagem e hoje esse pontos estão abandonados, como mostram as imagens. A do Atalaia foi até demolida no ano passado. Em outros pontos a situação é idêntica.
Em matéria publicada em 2022, nossa reportagem mostrou a reclamação de um comerciante do Centro, que disse que a base no final da Rua Senador Feijó é um “trambolho” que só atrapalha a visão dos comerciantes e munícipes e é sem utilidade.
E é justamente essa a que está em pior situação. Vidros quebrados, porta roubada, cheiro de urina e à noite, vira abrigo de morador de rua. Na prática as bases não servem para nada. A da Granja Viana foi reformada para virar ponto de motoboys, mas é pouco usada.
Em outubro de 2023 a Prefeitura de Cotia prometeu que as bases seriam reformadas em 2024, mas foi mais uma promessa da antiga administração não cumprida.
Entramos em contato com a Prefeitura para saber se a nova administração tem algum plano para esses ‘elefantes brancos’, se serão reformadas ou demolidas, mas até o momento não tivemos uma resposta.




