Cotia se mobiliza para ter sua própria “Ceagesp”
A Prefeitura de Cotia em parceria com a Ceagesp, CATI e entidades técnicas, se reuniu com agricultores de Caucaia do Alto para discutir ações de fortalecimento da agricultura familiar na região e apresentar o projeto Cotiagro – Centro de Apoio à Comercialização que poderá ser implantado em uma área pública próxima da Rodovia Bunjiro Nakao, no Loteamento Remanso 2. O investimento estimado é de R$ 20 milhões, valor considerado viável para captação por meio de parcerias e recursos federais e estaduais.
A audiência reuniu agricultores, autoridades municipais e representantes de instituições estratégicas. O objetivo é viabilizar a instalação de um entreposto agrícola regional, com estrutura adequada para recepção, beneficiamento e escoamento de produtos da agricultura familiar, ampliando o acesso a novos mercados e combatendo a atuação de atravessadores.
O projeto inicial apresentado contempla dois galpões para comercialização e uma área de capacitação técnica, totalizando mais de 7 mil m² de área construída, além de um pátio para carga, descarga e realização de feiras e eventos. Os agricultores presentes apoiaram a iniciativa que prevê, ainda, ações de capacitação, regularização via CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), estímulo ao cooperativismo e inclusão da produção local na merenda escolar.
