Depois de dois aumentos do etanol, vem novo reajuste também da gasolina e diesel
O Jornal Cotia Agora publicou há duas semanas sobre o aumento do etanol e o susto de motoristas de Cotia ao chegarem aos postos para abastecer. Na semana passada, houve outro aumento deste tipo de combustível e no dia 1º de fevereiro é a vez da gasolina, do diesel e também do etanol subir de novo o preço.
O motivo é que o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre combustíveis sofrerá reajuste. A alíquota da gasolina e do etanol aumentará R$ 0,10 por litro. Já o diesel e o biodiesel é de R$ 0,06 por litro.
Estados dizem que o reajuste reflete compromisso em promover um sistema fiscal ‘equilibrado, estável e transparente, que responda adequadamente às variações de preços do mercado e promova justiça tributária’.
O Comsefaz – Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação justifica que o reajuste no ICMS é uma medida para garantir um sistema fiscal e equilibrado, alinhado às flutuações do mercado e promovendo uma tributação mais justa.
Num país onde a crise econômica piora a cada mês, com aumentos de vários itens, inclusive de alimentação, o reajuste dos combustíveis é mais um estopim para que os preços dos produtos subam, como um efeito cascata.

 
            