Galeria Solange Viana apresenta a exposição Entrenós

A Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana tem a honra de apresentar ENTRENÓS, uma exposição coletiva que surgiu do encontro de mulheres que vivem e trabalham com arte na Granja Viana. São elas: Catharina Suleiman, Milenna Saraiva e Patricia Furlong. A curadoria fica a cargo da galerista, Solange Viana.

Serão apresentadas obras íntimas e inéditas. Cada artista irá mostrar um pouco do que está produzindo atualmente, influenciadas pelo entorno: a nossa Mata Atlântica. Não por acaso, a mostra abre celebrando a Primavera, enaltecendo ainda mais a nossa região.

ENTRENÓS expõe um recorte de cada artista no espaço branco em meio a paisagem verde e muita luz natural. A coletiva surgiu devido a matéria de capa realizada pela revista circuito, em maio deste ano.

Catharina Suleiman, através da sua observação diária, irá apresentar uma série de fotografias, esculturas, tramas e poesias forjadas em material natural da nossa mata. “Observo esses dois corpos públicos, essa mata e tudo que me faz mulher. Observo e danço, observo e choro, observo e entrego de volta para vocês…”, conta Suleiman.

Já Milenna Saraiva, apresenta uma nova produção baseada em uma potente assinatura cromática, que transbordam das telas para as paredes, produzidas especialmente para a ocasião. Nesta série intitulada “Nova”, o vocabulário de formas e gestos da artista partem de uma pesquisa que se debruça há anos sobre as questões de gênero, utilizando a natureza como fio condutor e inspiração.

Para Patrícia Furlong com seus dípticos, Grisaille e Terra, pinturas em acrílico que foram inspiradas em fotos tiradas no jardim onde se situa o ateliê da artista. “O jardim é exuberante, verde. Mas as pinturas remetem a um outro tempo, um tempo futuro? Grisaille é a natureza gelada, estanque, silenciosa. Terra é movimento de solo, ruidosa, movediça”, diz Furlong.

A Granja Viana é um lugar privilegiado. Por estar próximo a São Paulo e por possuir uma mata atlântica exuberante, muitos artistas se refugiam por aqui. Cada um que chega, sente o impacto causado pela atmosfera local, e isso reflete plenamente no resultado do seu trabalho, na sua obra. E é um pouco disso que a partir do próximo dia 30 de setembro até dia 30 de outubro, o público irá encontrar na Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana.

SERVIÇO:
ENTRENÓS – EXPOSIÇÃO COLETIVA
Catharina Suleiman, Milenna Saraiva e Patricia Furlong
Abertura: 30 de setembro, sábado, das 16h às 20h
Visitação: de 2 a 30 de outubro
ENTRADA FRANC
Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana fica na Rua São João, 246, centrinho, Granja Viana
[email protected]
VISITAS SOMENTE COM HORA MARCADA
Mais informações: Solange Viana – whats 11 99912.1219

AS ARTISTAS CONVIDADAS:
-Catharina Suleiman nasceu em 1977, em São Paulo. Artista visual e Bio artista. Especializada em fotografia alternativa e histórica pela Central Saint Martins em Londres e processos gráficos pelo Taller experimental em Havana, tem também diversos cursos em bio materiais e praticas tradicionais e manuais. Com obras nos acervos da coleção latino americana da UNESCO, do Museu Oscar Niemayer, do MAC RS, entre outros. Trabalho citado pelo Wall Street International como “Thought provoking” (provocador de pensamentos), Catharina se descreve como uma eterna pesquisadora. Com uma narrativa poética, vezes politica, influenciada pela natureza e pelo antropoceno, a artista conta historias sobre memórias, lutas e arquétipos do feminino e da relação terra-humanidade através da fotografia, vídeo performance, stencil, pintura, bordado, gravura, escrita, escultura, têxtil, bio materiais, tintas naturais e praticas tradicionais femininas. Desde de 2013 a artista desenvolve instalações e artes urbanas indoor e outdoor, trabalho que já foi mostrado no Memorial da América Latina, Instituto Tomie Otahke, MIS, CCSP, EPA, entre outros. Em 2023 foi uma das seis artistas da Expo da Paulista, a maior exposição a céu aberto da América Latina. Seu trabalho já foi exposto em diversos países da Europa, América do Sul, América do Norte e América Central.

-Milenna Saraiva paulistana, tem Bacharel em Artes Plásticas pelo Santa Monica College, na Califórnia e fez pós-graduação em arte contemporânea na FAAP. Já expôs suas obras na Itália, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Portugal, França e diversas cidades brasileiras, além de uma residência artística na França.Nos mais de 15 anos como artista profissional, sua técnica evoluiu do tradicional para o seu estilo atual, solto, vívido e expressivo. Em sua obra há referências a tradição da pintura figurativa histórica e contemporânea: Matisse, Bacon e Van Gogh são prontamente evocados, enquanto grandes nomes contemporâneos como Jenny Saville e Andrew Salgado, também são referenciados. Saraiva tem realizado centenas de encomendas, tanto privadas como corporativas, incluindo murais para a PayPal, Uber e Nestlé. A artista já recebeu mais de vinte troféus em concursos de pintura ao vivo, incluindo dois títulos nacionais no Art Battle Brasil, a maior competição de pintura ao vivo do mundo.

-Patricia Furlong nasceu em 1955 em Porto Alegre e se formou em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado 1980, quando iniciou sua trajetória artística. Durante duas décadas desenvolveu sua obra em ateliês coletivos em São Paulo; em 2004 mudou-se para o atual atelier na Granja Viana, Cotia, sendo que essa mudança impactou sensivelmente sua obra. A artista participou de diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, destacando se entre elas as exposições individuais S.I.G.L.A na Galeria Logo em São Paulo (2012), O Jardim Perfeito na Galeria Penteado em Campinas (2010), Raspadinha no Centro MariAntonia em São Paulo (2004), Vedações no MAM São Paulo (1993); as feiras SPArte e SPFoto em 2010 e 2013; as coletivas Olhar e Escolher e O Estado da Arte no Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, 2014 e 2016. Participou ainda de duas edições do Panorama de Arte no MAM/SP (1987 e 1999) e da Bienal Internacional de Havana, Cuba, em 2002.
Tem obras em coleções públicas como Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro; Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto; Pinacoteca do Estado, São Paulo, Fundação Padre Anchieta, São Paulo; Museu de Arte Brasileira, São Paulo; Museu de Arte Contemporânea, São Paulo; Casa das Onze Janelas, Belém, entre outras.

Mais informações: Solange Viana 9-9912-1219 | [email protected]