Governo de SP cria carreta da odontologia, que deve passar por Cotia
A Carreta da Odontologia Cuidar e Sorrir, iniciativa da Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher, será inaugurada em São Paulo nesta quarta-feira (10).
A primeira cidade a receber a carreta será Cruzeiro, em 15 de dezembro. A partir de 2026, inicia seu percurso pelos municípios do estado, com atendimento odontológico para mulheres em situação de vulnerabilidade, crianças e adolescentes até 18 anos. Nas demais cidades, datas a confirmar: Caraguatatuba, Praia Grande, Registro, Cotia, Tatuí, Avaré, Itapeva, Itatiba, Limeira, Corumbataí, Pederneiras, Campos Novos Paulista, Pompeia, Rancharia, Caiuá, Araçatuba, Coroados, Fernandópolis, Elisiário, Barretos, Franca, Altinópolis e Casa Branca. A iniciativa prevê aproximadamente 7.200 atendimentos, totalizando cerca de 19.225 procedimentos.
A unidade móvel é equipada com consultórios modernos, raio-X, sala de esterilização e estrutura para procedimentos de baixa e média complexidade, com atendimento clínico gratuito, acolhimento social, atividades educativas para promoção de hábitos saudáveis, acompanhamento individualizado, encaminhamentos à rede de proteção e ao SUS e monitoramento e avaliação digital de todos os atendimentos.
Como funciona
A equipe multiprofissional contará com cirurgiões-dentistas, odontopediatra, endodontista, técnicos e auxiliares em saúde bucal, além de assistente social, garantindo acompanhamento integral desde o primeiro atendimento até o encaminhamento final, quando necessário.
Durante o período de permanência da carreta em cada município, sempre por 15 dias corridos, serão oferecidos procedimentos preventivos, restaurações, endodontia, cirurgias simples e atendimentos de urgência.
Além do cuidado clínico, o projeto inclui ações educativas diárias, voltadas para a promoção da saúde bucal, prevenção de doenças, fortalecimento da autoestima e informação sobre direitos das mulheres. Crianças e adolescentes participarão de atividades lúdicas e receberão o “Certificado de Coragem”, iniciativa que estimula a adesão ao tratamento e reduz o medo da cadeira odontológica.
