Granja Viana: Munícipes se reúnem para criar Associação de Moradores
Munícipes do bairro da Granja Viana, em Cotia, se reuniram no domingo (23), no Clube Pitangueiras para discutir a criação de uma Associação de Moradores. O evento, promovido pelo Coletivo PanVerde e Transitions Granja Viana, contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre moradores, representantes de condomínios, bolsões residenciais, entidades assistenciais, conselho estadual de segurança pública, organizações sociais e líderes comunitários.
O objetivo da reunião foi ouvir as demandas dos munícipes e esclarecer que a SAB (Sociedade Amigos de Bairro) é a instituição que poderá fazer a interlocução entre a sociedade civil e os poderes executivos, legislativos e judiciários que interferem na qualidade de vida no bairro.
A Granja Viana é uma região que contém bairros sob jurisdições de diversos municípios, e com esta união, poderá auxiliar no planejamento das áreas de uso do solo, mobilidade urbana, preservação do meio ambiente, segurança pública, saneamento básico, educação, saúde e lazer.
“Uma decisão tomada por uma das prefeituras impacta na vida das pessoas no município vizinho”, comentou Delano, um dos líderes da União da Granja em Carapicuíba.
“Trouxemos para esta reunião um formato de trabalho de sucesso já utilizado pelo Transitions Granja Viana, com as cadeiras dispostas em um grande círculo, pudemos gerar um ambiente inclusivo fortalecendo o espírito de união”, citou Heloísa Reis que também participa do Coletivo PanVerde.
Todos os participantes assinaram uma lista de presença e identificaram em um painel as melhorias que desejam ver em seu bairro. As principais demandas foram:
• Melhoria da infraestrutura, como pavimentação, iluminação e saneamento básico;
• Segurança pública;
• Preservação do meio ambiente;
• Mobilidade urbana;
• Educação e saúde.
“Temos atuado em diversos municípios da região oeste através de uma rede de cidadãos atuantes e atentos às perdas que os moradores têm com atividades especulativas, como a omissão do Plano Diretor, adulterações na legislação urbanística e a falta de planejamento urbano. “, ressaltou Renato Rouxinol do Coletivo PanVerde.
As Associações de Amigos de Bairro são entidades da sociedade civil organizada que conseguem levar aos gestores públicos problemas locais que muitas das vezes não foram identificados como prioritários. O município de Cotia possui uma extensão territorial que faz limite com outros 13 e dentro desta área estão diferentes demandas.
“Esta iniciativa mostra uma postura ativa e proativa da nossa sociedade na solução dos problemas. A voz dos cotianos é a voz da democracia e deve ser a base das diretrizes de um governo. Nós, da associação SOMOS COTIA, viemos auxiliar neste processo de implantação da SAB da Granja Viana, pois entendemos que esta união trará maior força para cada um dos moradores. A cidade deve ser para as pessoas.”, reforçou Fernando Confiança, arquiteto voluntário da organização social.
Encerramento
Os trabalhos se encerraram às 12h e Daniela Terracini comunicou aos presentes que uma nova reunião será marcada com brevidade e informada com antecedência no grupo do aplicativo de mensagens e veículos de comunicação.
“Saímos desta reunião com esperanças de tempos melhores, a presença desta quantidade significativa dos moradores e propósito único de melhorar a nossa qualidade de vida nos motiva a prosseguimos nesta jornada”, completou Daniela integrante do PanVerde.
“Nós ficamos muito agradecidos pela rede de apoio que o evento contou. A Apae de Cotia nos emprestou cadeiras e mesas, os jornais e revistas ampliaram a divulgação e os conhecimentos das pessoas nos trouxeram para mais próximo do nosso objetivo de vivermos bem em Cotia. Agradecemos a
todos em especial o Clube Pitangueiras que nos cedeu o espaço para nos reunirmos hoje”, concluiu Márcia Catunda, moradora do bairro e também voluntária no Transitions Granja Viana e Coletivo PanVerde.



 
             
             
            