MOBILIZACOTIA: A luta por ciclovias e ciclofaixas em Cotia
A cidade de Cotia está prestes a vivenciar um movimento histórico em prol da mobilidade urbana. A UCC – União de Ciclistas de Cotia está iniciando o movimento #MOBILIZACOTIA, com o objetivo de exigir da Prefeitura e dos vereadores da cidade a criação de ciclovias e ciclofaixas que garantam o bem-estar e a segurança dos ciclistas.
Atualmente, os ciclistas enfrentam enormes desafios ao se locomoverem pela cidade, com o risco de acidentes nas ruas sem qualquer infraestrutura que os proteja. Não há sequer um metro linear de ciclovia ou ciclofaixa, enquanto cidades vizinhas como Itapevi, Barueri e outras já estão avançadas nessa questão, proporcionando segurança e qualidade de vida aos seus ciclistas.
O movimento é fruto de um esforço conjunto de líderes de diversas equipes de ciclistas da cidade, que se reúnem semanalmente para planejar e discutir projetos. O objetivo é levar essas demandas à Câmara Municipal, em uma audiência exclusiva para a Mobilidade Urbana, marcada para o dia 6 de abril. Nessa data, a UCC também apresentará um projeto para a Rota Cicloturística Mata Atlântica, que, infelizmente, não teve o devido suporte e investimento na administração passada, resultando em um grande fracasso, sem manutenção e praticamente inexistente.
Além disso, Cotia é uma cidade rica em estradas de terra que conectam com outras cidades vizinhas, como Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Vargem Grande. Essas vias oferecem belíssimas paisagens naturais, mas também representam um grande risco para os ciclistas, por carecerem de qualquer tipo de estrutura adequada.
O grupo de ciclistas está mais unido do que nunca e está se mobilizando para divulgar amplamente essa data importante, com a esperança de reunir o maior número de ciclistas da cidade. No dia 6 de abril, um movimento sairá da Praça do Sabiá em direção à Câmara Municipal, onde, às 9 horas da manhã, será aberta uma sessão exclusiva para que os ciclistas possam ser ouvidos e suas demandas atendidas.
A UCC convoca todos os ciclistas para fazer parte desse movimento, porque, como diz o cartaz: “JUNTOS VAMOS MAIS LONGE”. Vamos construir uma Cotia mais saudável, com menos poluição e mais opções de mobilidade urbana, como tantas outras cidades do Brasil já têm. Cotia ainda está muito atrás nesse aspecto, e essa é a chance de dar um grande passo para um futuro mais sustentável e seguro para todos.
Como destaca Alan Sales, um dos líderes do #MobilizaCotia – “Não podemos ter vaidade neste momento, até porque é um evento aberto com único objetivo: construir algo por todos. A união de forças e a participação de cada um é fundamental para o sucesso da causa.”
Faça a sua parte! Poste suas fotos e mensagens nas redes sociais usando a hashtag #MOBILIZACOTIA. Juntos, podemos aumentar a visibilidade do movimento e mostrar ao poder público a força que temos. Use sua voz, seu perfil, e compartilhe o apelo por uma Cotia melhor para os ciclistas.
Vamos lá, ciclistas! A hora de agir é agora.
Envie sua opinião para a redação do jornal ([email protected] )

