Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas acontece no Procon Embu das Artes

Durante o mês de novembro, o Procon Embu das Artes participa do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, iniciativa pela qual os consumidores podem renegociar dívidas bancárias em atraso, com a possibilidade de parcelamento, redução de juros ou descontos sobre o valor total devido.

Podem ser negociadas: dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contratadas em bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia ou estejam prescritas.

É preciso comparecer com todos os documentos, pessoais e relativos à dívida, em um dos seguintes endereços: Avenida Rotary, 3483, Parque Industrial ou Avenida Elias Yazbek, 1515, Centro (de segunda a quinta, das 8h30 às 15h).

A ação é realizada conjuntamente entre Febraban – Federação Brasileira de Bancos, Banco Central, Senacon – Secretaria Nacional do Consumidor, Associação Brasileira de Procons – ProconsBrasil e Procons de todo o país.

A primeira edição do mutirão, realizada em março deste ano, resultou na repactuação de mais de 1,4 milhão de contratos com bancos e financeiras, contribuindo para a recuperação do crédito e o equilíbrio financeiro das famílias.

Pela internet

Consumidores com conta Prata ou Ouro no portal consumidor.gov.br também podem utilizar a plataforma para participar da negociação. Mais de 160 instituições financeiras aderiram à iniciativa, ampliando o alcance do mutirão em todo o país.

As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos ou financeiras. O consumidor deve entrar em contato com a instituição credora pelos canais oficiais, informar que deseja renegociar a dívida pelo Mutirão Nacional e verificar as condições de desconto e prazos oferecidas.