Operação contra lavagem de dinheiro e tráfico teve mandados em Cotia

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas fez uma megaoperação com objetivo de prender integrantes de duas organizações criminosas que atuavam no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros crimes. Os mandados judiciais foram cumpridos em Alagoas e em outros 16 estados do país.

Em São Paulo foram 84 mandados, sendo 19 de prisão e 65 de busca e apreensão, entre eles em Cotia e Carapicuíba.

As investigações identificaram dois casais, um deles alagoano e outro paraense, que eram responsáveis pelo tráfico de drogas em larga escala em Alagoas. A partir disso, o trabalho conseguiu identificar ramificações nos 17 estados alvos da operação.

À medida que houve progresso nas investigações, foi possível identificar também os criminosos que atuavam na origem do tráfico como fornecedores e as pessoas que como atuavam como fornecedores de drogas para os líderes das duas organizações criminosas investigadas.

A organização criminosa que era liderada por um alagoano atuava principalmente em Maceió. Porém, ele também realizava a distribuição de drogas para outros municípios de Alagoas onde há predominância da facção criminosa que o indivíduo integra.

Também ficou constatado ao longo da investigação que os fornecedores dessa droga que abastecia o mercado alagoano eram do estado de São Paulo. Eles recebiam as drogas do MS, estado que faz fronteira com Paraguay e Bolívia, que são grandes produtores de drogas.

Apesar das duas organizações criminosas atuarem de forma independente, ambas tinham pontos em comum, como membros que pertenciam às mesmas facções criminosas de âmbito nacional e um esquema muito sofisticado de lavagem dinheiro.

A investigação conseguiu detectar que os dois grupos utilizavam esquemas de lavagem de capitais, com a utilização de empresas de vários segmentos. Além disso, ficou comprovado o uso frequente de contas bancárias de pessoas próximas e outras identificadas como laranjas, a fim de movimentar grandes quantias de dinheiro de forma ilegal.

A polícia não deu mais detalhes sobre a operação em Cotia, mas sabe-se que uma pessoa foi presa na cidade.