Prefeitura retira centenas de quilos de lixo da Praça da Matriz de Cotia

A Prefeitura de Cotia fez uma operação de limpeza na manhã desta terça-feira (15) de lixo da Praça da Matriz. Acompanhados da Guarda Civil, funcionários da Secretaria de Obras limparam o palco e ao lado da banca de jornal abandonada.

A praça é reduto de usuários de drogas, que dormem e usam entorpecentes a qualquer hora do dia. Havia lixo de tudo que é tipo, incluindo roupas e calçados velhos, colchões, papelões, embalagens de plástico e papel.

Na parte de baixo da praça, ao lado da academia de boxe também havia muito lixo, todos colocados pelos usuários. Um caminhão saiu cheio de materiais e ainda teve que voltar mais tarde para terminar a coleta.

O Jornal Cotia Agora esteve no momento da ação e apenas duas pessoas que costumam frequentar o local estavam no local.

Na opinião da população, comerciantes e pessoas que passam pelo local, já se faz necessário a demolição do palco e a retirada da banca de jornais que está fechada há muitos anos.

“Essa limpeza tem que fazer toda semana. Eles trazem lixo todo dia. Limparam hoje, mas amanhã tá cheio. Essa banca também tem que sair daí, vimos um casal que fica na praça transando em plena luz do dia ali. E também não sei por que tem esse palco, que não serve pra nada, tem que demolir já”, comentou uma moradora das redondezas que passa todo dia na frente da praça.

A prefeitura recentemente abriu uma casa de passagem na Vila Monte Serrate, para dar refeições e local para dormir para moradores de rua, porém, poucos vão para serem atendidos. Recentemente uma pessoa na prefeitura disse que os moradores da praça não vão para a casa de passagem: “Os nóias não aceitam ir, para eles é cômodo ficar na rua, usar droga e beber, coisa que dentro do abrigo, não pode”.