Rocambole de carne com recheios diversos

Por Beto Kodiak (blog Juntando Temperos)

Você que acha que carne moída só serve pra fazer refogada ou em quibe, está enganado. Tem muuuuuitas formas legais de preparo e eu uso sempre nas minhas receitas. Hoje vou mostrar o rocambole de carne. É fácil. Eu gosto de usar carne de segunda, como acém ou miolo de acém, é essencial que tenha uma gordurinha. Quem gosta de patinho, pode usar, mas recomendo moer junto umas gordurinhas de porco…tipo aquela do bacon. Não tem segredo.

Em uma bacia coloque um quilo de carne, sal a gosto, pimenta calabresa moída, cheiro verde, uma cebola grande picada, cinco dentes de alho moídos (pode usar aqueles de potinho). Quer dar outro sabor? Substitua o cheiro verde por chimichurry…fica bom pra cacete. Juntou toda essa bagaça na bacia, agora é hora de mexer, com as mãos mesmo, amasse, misture, dá uns tapas, aperte. O segredo é misturar bem.

Próximo passo: Em um papel alumínio, de cerca de 60 cm, espalhe a carne uniformemente, deixe ela em uma espessura de cerca de 1 a 2 centímetros. O recheio pode ser do jeito que você gosta. Eu curto de presunto e mussarela, pode por bacon em fatias também, mas tome cuidado com o sal que você colocar na carne, senão mistura muita coisa salgada e já viu né, vai beber água o resto do dia. Se quiser colocar tomate fatiado, cenoura ralada ou filetada, milho…enfim…recheio a seu gosto. Espalhe tudo pela carne, vá apertando para ficar uniforme e pronto.

Aí é hora de enrolar o rocambole (putz, sempre que falo essa palavra me lembro do comercial do rocambole Pullman)…com cuidado pegue as extremidades do papel alumínio e enrole aos poucos, sempre soltando o papel.

Ao final, você pode dar aquela apertada geral e está pronto para assar. Ponha em uma assadeira ou refratário untados e leve ao forno pré aquecido aos 180°C e deixe assar por pelo menos 40 minutos. Tire e dê uma cortada básica para ver se assou legal. É comum uma parte ficar mal passada, mas mesmo assim fica muito bom.

Dica: Para não ficar seco, você pode assar por uns 25 minutos nesses sacos de plástico filme bem lacrado, depois retire e deixe dar aquela tostada por fora. Recomendo também que de vez em quando, caso veja que a carne está ressecada, jogue azeite, um um pouco de água misturada com orégano ou um tempero que você goste.
Gostou? Se fizer me mande seu comentário!
Trilha sonora: Manic Street Preachers (A Design for Life)