Sem Zona Azul, estacionar em Cotia virou missão quase impossível
Desde junho de 2025 que a zona azul está suspensa nas ruas de Cotia. O contrato com a empresa que operava o serviço venceu em maio e uma nova licitação não foi aberta pela prefeitura. O tempo passou e o prefeito Welington Formiga decidiu suspender o serviço até janeiro de 2026, até abrir uma nova licitação.
Mas, janeiro está acabando e nenhuma decisão foi dada pela prefeitura e o número de reclamações sobre a dificuldade em conseguir estacionar, principalmente em ruas do centro de Cotia, só aumenta.
A zona azul é chamada por muitos de “um mal necessário”. Se por um lado, o cidadão tem que pagar para estacionar por duas horas, do outro, sem o serviço de rotatividade de estacionamento, virou um caos, pois há muitos casos de carros que ficam parados nas vagas, inclusive na de idosos, o dia inteiro.
O Jornal Cotia Agora apurou que muitas das vagas da antiga zona azul, são ocupadas por comerciantes, prestadores de serviços, empregados dos comércios e funcionários públicos, principalmente da Câmara Municipal.
Um comerciante, que preferiu se manter anônimo, comentou: “Todo dia recebo reclamação de cliente que não consegue parar e vir no meu estabelecimento. Alguns tem que pagar estacionamento privado e desembolsar dez reais para ficar quinze minutos. Tá cheio de carro de morador, comerciante e de funcionário público que chega antes das 8h e só sai às 17h, ocupando as vagas que deveriam ser de todos. Não é estacionamento rotativo? Aqui não é”, relatou.
Para piorar, as vagas de carga e descarga e de 20 minutos são ocupadas por veículos por longas horas e não há fiscalização. O abuso é tanto, que vaga de idoso é usada por um mesmo veículo por muitas horas.
O Jornal Cotia Agora questionou a prefeitura sobre o andamento do processo de licitação da zona azul. Veja a nota recebida:
“A Prefeitura de Cotia informa que o sistema de Zona Azul passa por um processo de reorganização, como parte da revisão de políticas públicas de mobilidade urbana. Estão em andamento estudos técnicos para a elaboração de uma nova licitação, que será lançada em breve. A proposta é garantir um serviço mais eficiente, organizado e mais justo para os usuários, incluindo a ampliação do tempo de tolerância no estacionamento rotativo.”


