Serviço do RTO no transporte público vai acabar no dia 1º na Grande SP
Em Cotia ele já não estava mais sendo usado pela população e agora, vai acabar em todas as cidades da Grande SP, o RTO – Reserva Técnica Operacional, que são as vans e micro-ônibus autorizados pela antiga EMTU e que estava sob supervisão da Artesp nos últimos meses.
A informação foi confirmada em primeira mão pelo Diário do Transporte, portal do jornalista Adamo Bazani. Segundo ele, a confirmação foi publicada no Diário Oficial de 19 de dezembro e estabele o prazo de 1º de janeiro para que o serviço de transporte acabe.
O RTO foi criado para ser uma opção a mais para a população e apoio aos ônibus intermunicipais da EMTU. Em Cotia, este tipo de serviço já estava suspenso desde 2023.
O serviço foi criado em 1999, na época como Ponte Orca e depois RTO. As viações de ônibus, entre elas, a Danúbio Azul, nunca concordaram com este tipo de transporte e vinham contestando na Justiça, até que em 2022 o STF – Superior Tribunal Federal ordenou o fim do RTO. Mais de três anos se passaram e agora vans e micro-ônibus sairão de circulação.
Leia mais:
https://jornalcotiaagora.com.br/retirada-de-vans-na-linha-cotia-butanta-desagrada-passageiros/
