Superada e com muitos problemas, Rodovia Raposo Tavares completa 100 anos

Por Beto Kodiak

Ela é chamada pelos cotianos de Raposo Travares, Raposo Travada, rodovia da morte, enfim, quem precisa trafegar diariamente pela SP-270 (e também BR-272), a Rodovia Raposo Tavares, não tem tantos motivos para comemorar os 100 anos da criação desta via que liga São Paulo até a divisa com Mato Grosso do Sul.

A Raposo completou 100 anos nesta sexta-feira (26) e é considerada uma das mais importantes rodovias paulista, com 654 quilômetros que leva a capital até Presidente Venceslau, passando por nossas Cotia e Vargem Grande.

O Jornal Cotia Agora publicou em 2020 (VEJA), na coluna Cotia Retrô, do jornalista Beto Kodiak, imagens antigas da rodovia, ainda de terra, quando se chamava Via Bandeirante.

A Raposo nasceu por um decreto do então presidente do estado de São Paulo, Washington Luís, em 26 de agosto de 1922, inicialmente para conectar a cidade de São Paulo ao estado do Paraná. A rodovia recebeu esse nome em 1954, homenagem ao conhecido bandeirante.

De lá para cá, a expansão e crescimento populacional da Capital até Cotia e Vargem cresceu desordenadamente, sem planejamento e o que vemos hoje é uma rodovia saturada, com trânsito travado desde o final da madrugada sentido Capital até o fim de noite no sentido Capital e interior.

Não houve planejamento para a Raposo Tavares e, essa rodovia cheia de curvas perigosas, mata por ano, somente no trecho de Cotia, entre os kms 21 e 40, mais de 20 pessoas, além das centenas que ficam feridas em acidentes de trânsito, onde as principais vítimas são os motoqueiros.

Aniversário de 100 anos da Raposo Tavares não tem romantismo, mas sim a preocupação de quantas mais horas paradas no trânsito as pessoas vão perder? Quantas vidas serão ceifadas em acidentes e o número de pessoas que ficarão feridas, muitas inválidas pelo resto da vida?

Vale lembrar que os radares que haviam neste trecho urbano foram retirados pelo DER há um ano e meio e o processo licitatório emperrou. Enquanto isso, motoristas e motociclistas abusam da velocidade dia e noite.

Melhorias e tentativas de desafogar o trânsito são prometidas por todos os governadores e prefeitos dos últimos anos. No caso dos governadores, o último, João Doria, esteve na cidade e anunciou um pacotão de milhões de reais para ‘dar um tapa’ na rodovia, mas a promessa ficou no papel e não deve sair nos próximos 10 anos, principalmente por conta do resultado das eleições de outubro.