27º Sakura Matsuri acontece no início de julho em São Roque e abre espaço para cosplay e agro

O tradicional Festival das Cerejeiras Bunkyos Sakura Matsuri – que este ano atinge sua 27ª edição nos dias 6, 7, 13 e 14 de julho, das 10h às 17h, no Parque Bunkyo Koksuhikan, em São Roque, está repleto de novidades. Uma delas é voltada para o público jovem e para quem gosta de cultura pop japonesa. Pela primeira vez, o evento abre espaço para os cosplayers.

Conforme explicou o presidente da Comissão Organizadora, Rafael Antognolli, a ideia é exatamente essa: atrair a participação dos jovens. “Para isso, vamos incentivar para que eles participem isentando a entrada para quem for vestido a caráter”, conta Rafael, que atua há sete anos na Comissão Organizadora, sendo dois deles na coordenação do evento.

No ano passado já houve uma primeira tentativa com uma área montada para o público jovem. Idealizado pelo Seinen Bunkyo, o espaço reuniu espaço pet, karaokê, jogos de mesa, food truck da Hello Kit, venda de bebidas e painel de fotos.

Layout
Esta, no entanto, não será a única novidade do 27º Sakura Matsuri. Os organizadores revelam que o layout desta edição também terá mudanças. Gerson Kunii conta que, o espaço onde antes ficavam os bazaristas, praticamente no primeiro pavilhão do Kokushikan, será ocupado pelo Agro, que vem ganhando força desde o ano passado, quando foi realizado a 1ª Expo Bunkyo Agro.

Presidente da Comissão do Bunkyo Rural / Prêmio Kiyoshi Yamamoto e responsável pelo setor do Agronegócios do Festival das Cerejeiras, Nelson Kamitsuji lembra que, no ano passado, a Expo Bunkyo Agro foi bem recebida pelos visitantes. Em contrapartida, destaca Pettersen, “houve uma ligeira queda no número de bazaristas, o que nos levou a estudar algumas mudanças”.

Além disso, explica Kamitsuji, assim como na edição passada, também este ano a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento entrará com apoio institucional e deve participar com alguns estandes na área de pesquisa, acrescentando que haverá ainda exposição de equipamentos e utensílios agrícolas e venda de mudas de árvores, frutas, legumes e hortaliças a preços mais acessíveis.

União
Uma realização do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – com apoio da Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande, Associação Cultural de Mairinque, Associação Mallet Golf Kokushikan, Cotia Seinen Renraku Kyoguikai, Kendô, Adesc (Associação Cultural dos Departamentos das Senhoras Cooperativistas) de Caucaia e Cachoeirinha, o Festival das Cerejeiras Bunkyos tem como objetivo unir os Bunkyos da região e dar visibilidade ao Parque Bunkyo Kokushikan.

Trilha dos desafios
Haverá uma ampla praça de alimentação, shows artísticos para todos os gostos, espaço criança, workshops culturais e de esportes, espaço terceira idade, cerimônia do chá e ciranda cultural. Para quem gosta de caminhada e aventura em meio à natureza, a dica é participar da “trilha dos desafios”. Já para quem prefere comodidade, a boa notícia é a volta do “trenzinho”, que percorre toda a área do Kokushikan em um passeio cercado de muito verde.

Mil pés
Tudo isso contemplando os quase cerca de 1000 pés de cerejeiras que nessa época do ano devem estar em plena floração. De acordo com Rafael, a maioria é da variedade Okinawa, a mais apreciada pelos brasileiros, com flores mais escuras e que são mais resistentes. “É o Projeto Cerejeiras para o Futuro dando seus primeiros frutos”, conta Gerson Kunii, referindo-se à iniciativa lançada em 2020 com om plantio de 300 mudas de cerejeiras espalhadas em quatro bosques localizados em diferentes pontos do Kokushikan. O projeto contou ainda com uma segunda fase.

Parque Bunkyo Kokushikan – Estrada Municipal do Carmo, 801, Canguera, São Roque
Entrada franca
Informações: 11 3208-1755
[email protected]

Do Portal NipponJa
https://portal.nipponja.com.br/27o-sakura-matsuri-consolida-agro-e-abre-espaco-para-cosplay/