60% das pessoas têm medo da PM, aponta pesquisa Datafolha

A maioria dos moradores da cidade de São Paulo tem medo da Polícia Militar. É o que aponta pesquisa do instituto Datafolha, divulgada ontem pelo jornal Folha de São Paulo.

Segundo o levantamento, 60% dos paulistanos têm mais medo do que confiança na PM. Esse índice era de 50% na pesquisa anterior, realizada há 2 anos. Embora a pesquisa envolva somente os paulistanos, esse crescimento pode estar relacionado a crimes registrados em toda a região Metropolitana e, principalmente, na região Oeste.

Chacinas praticadas na Capital, Osasco, Barueri, Carapicuíba e Itapevi, nos últimos meses, têm policiais entre os suspeitos das 23 mortos. Além disso, no bairro do Butantã, PMs assassinaram suspeitos a queima roupa e adulteraram a cena do crime.

Os dados também revelam que, para quase um terço dos paulistanos, o medo provocado pelos policiais é igual ao dos bandidos. Já 49% disseram temer mais os bandidos, enquanto 21% responderam sentir mais medo dos policiais. A pesquisa ouviu 1092 pessoas entre os últimos dias 28 e 29, 60%. A margem de erro é de 3%. O temor, no entanto, ainda é menor que o registrado no primeiro semestre de 1997, ano da maior desaprovação histórica, em que 74% dos paulistanos afirmaram não confiar no trabalho da PM. Essa época foi marcada por um episódio conhecido como “caso da Favela Naval”, na qual um grupo de extermínio, formado por policiais militares, agia na favela do ABC Paulista.

A confiança depositada pela população na Polícia Civil não é muito maior, de acordo com o levantamento. Mais da metade dos entrevistados – 55% – afirmou que a corporação também dá mais medo do que sensação de segurança. O índice é o pior dos últimos 20 anos. O medo é generalizado, independente do sexo, situação financeira ou do local onde os entrevistados vivem. A pesquisa, entretanto, apontou que quanto mais velho o entrevistado, maior a confiança nas corporações.

Do Webdiario – Foto: Eduardo Enomoto