708 famílias de Cotia estão no Bolsa Família Paulista

Nas últimas duas semanas aconteceram as oficializações de convênios com as prefeituras

Lançado no final do ano passado, o programa Bolsa Família Paulista, que vai oferecer complementação de renda, paga pelo governo do Estado, às famílias de baixa renda, chega a sete cidades da região Oeste.

Nas últimas duas semanas aconteceram as oficializações de convênios com as prefeituras de Cotia, Pirapora do Bom Jesus, Itapevi, Carapicuíba, Jandira e Osasco.

Os beneficiários são famílias com renda mensal per capita menor ou igual a R$ 77 e que foram mapeadas pelos dados do Cadastro Único para Projetos Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Elas vão passar por entrevistas, para ter suas necessidades avaliadas, e as ações serão criadas com base nas respostas. Em todo o Estado, cerca de 200 mil famílias serão atendidas, com foco inicial na Região Metropolitana de São Paulo, que concentra 57% das famílias em extrema pobreza.

Na região Oeste, serão 10.173 beneficiários, dentre eles 2904 em Carapicuíba, 708 em Cotia, 1479 em Itapevi, 473 em Jandira, 4110 em Osasco e 499 em Pirapora do Bom Jesus. Dentre as ações previstas estão também expansão da rede de água, esgoto e energia elétrica, a pavimentação de vias públicas, a construção ou revitalização de áreas de lazer ou espaços coletivos de convivência.

Já as famílias serão atendidas com regularização fundiária, as melhorias habitacionais, a facilitação do acesso e permanência na Educação de Jovens e Adultos, o encaminhamento para projetos de capacitação profissional, além do encaminhamento para o atendimento especializado em saúde.

A ação terá a duração de 24 meses junto aos municípios, sendo quatro para planejamento inicial e capacitação em parceria com município, 12 meses de trabalho intensivo com as famílias e mais oito meses para o acompanhamento e avaliação de resultados. O projeto contempla inclusive pessoas já atendidas pelo Bolsa Família, do governo federal. A diferença é que a família não receberá o dinheiro e sim, o gestor público, para investimento nessas ações.

Do Webdiário