71% dos eleitores não tem preferência por partidos

Levantamento foi feito com eleitores de São Paulo; este é um recorde histórico de desinteresse

Há cerca de um ano das eleições municipais, 71% dos eleitores de São Paulo afirmam não ter preferência por nenhum dos 35 partidos políticos existentes no país, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta terça-feira (3), que registrou o recorde histórico de desinteresse dos eleitores paulistanos.

Essa alta taxa de desinteresse pode ter relação com a crise de imagem do Partido dos Trabalhadores (PT). A mesma avaliação mostra que a simpatia pelo PT é a mais baixa desde 1989, ano em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou na briga pela Presidência pela primeira vez.

O levantamento foi feito nos dias 28 e 29 de outubro e cerca de 11% dos eleitores da cidade paulistana afirmam que o PT é o partido preferido, já em dezembro do ano passado eram 22%.

O recorde de 35% de popularidade do PT foi alcançado duas vezes: após a primeira eleição de Dilma Rousseff, em novembro de 2010 e em abril de 2013, antes dos protestos de junho. Entretanto, o PSDB não apresentou crescimento, variou de 8% para 10% desde a última pesquisa.

O levantamento ouviu 1.092 pessoas e a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Do Diário de S. Paulo