De Sandy & Junior a Skank: projeto transforma sucessos dos anos 2000 em punk rock

A coletânea “O Pop é Punk” chega à sua última edição com versões punk rock de sucessos marcantes da música brasileira, gravadas por bandas independentes de diferentes regiões do Brasil. Lançado nesta quinta-feira (28), “O Pop é Punk: 00s” encerra um ciclo iniciado em 2023 com releituras da música nacional das décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000.

“Sem Radar” do LS Jack, “Norte e Sul”, do Kiko Zambianchi, “Três Lados”, do Skank, “Lavanda”, do Otto e “Sinceramente”, do Cachorro Grande estão entre as interpretações aceleradas de “O Pop é Punk 00’s”, que traz ainda versões inusitadas como “Quando Você Passa (Turu Turu)”, de Sandy & Junior, e “Borboletas”, da dupla Victor & Leo. Músicas consagradas na voz de Milton Nascimento, Tribalistas, Calypso, Pato Fu e Jorge Aragão também são recriadas no disco.

Ao todo, são 27 artistas envolvidos no lançamento, que é a maior edição da coletânea, e com mais bandas novas. “Acho que isso trouxe a edição mais diversa sonoramente, com caminhos que ainda não tinham aparecido nas coletâneas anteriores. Tem versões mais experimentais, leituras mais ousadas e uma energia diferente das outras edições”, revela Felipe Medeiros, idealizador do projeto. Ele também destaca a relação afetiva das bandas participantes com o repertório escolhido. “Uma coisa que me chamou atenção nessa edição foi como as bandas escolheram rapidamente quais músicas queriam revisitar. Pra mim isso mostra o quanto essa época marcou muita gente que está participando do projeto hoje.”

Lançado de forma independente pela Grudda Records, o projeto consolidou ao longo dos anos uma rede colaborativa entre artistas da cena underground nacional. “O mais bonito foi perceber como ele ajudou a movimentar bandas ativas e criou uma espécie de comunidade entre artistas de diferentes lugares. Tivemos bandas de várias regiões do Brasil participando e até uma banda argentina em uma das edições”, comenta Felipe.

Sobre o encerramento da série, ele afirma que o projeto cumpriu seu propósito. “Esse é o último volume do projeto. A gente começou lá nos anos 60 e foi caminhando até a década que ainda fazia sentido revisitar. Acho que o ‘Pop é Punk’ conseguiu cumprir muito bem o papel dele.”

A arte da capa foi desenvolvida pelo artista Paulinho Tscherniak, responsável também pelas duas edições anteriores. Desta vez, a proposta foi criar uma releitura visual inspirada no álbum “Take Off Your Pants and Jacket”, da banda blink-182, trazendo referências ligadas à cultura pop e musical dos anos 2000.

Ouça “O Pop é Punk:00’s” na íntegra:
https://open.spotify.com/album/4P53ApmDjSSxk4CGAWaopV?si=wb13CsAOQlmlHA0hW11QHw

Confira a lista completa das músicas e bandas participantes:

  1. Os Horácios – “Fico Assim Sem Você” de Claudinho & Buchecha
  2. Estragonoff – “Um Anjo Do Céu” – de Maskavo
  3. MC Karlos – “Cerol Na Mão” – do Bonde do Tigrão
  4. Christian Satã & Seus Demônios – “Tô Nem Aí” de Luka
  5. Emersson Ramone – “Xote Da Alegria/Rindo À Toa” de Falamansa
  6. Magnéticos – “A Lua Me Traiu” de Banda Calypso
  7. Davi Pacote – Minha Fantasia (It Ain’t Over Til It’s Over) do Só Pra Contrariar
  8. Leelee – “Vou Deixar” – do Skank
  9. Rooster – “Segredos” – de Frejat
  10. Mário Nicotina – “Acorrentado em você” – Bruno & Marrone
  11. F.Snipes – “Lavanda”
  12. Mi Esmalti – “Na Sua Estante” – Pitty
  13. RAFX – “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor” – Milton Nascimento
  14. Aknator – “Oh! Chuva” – Falamansa
  15. No Gabiru – “Sem Radar” – LS Jack
  16. Os Remanescentes – “Norte E Sul” – Kiko Zambianchi
  17. Os Ildefonsos – “Três Lados” – Skank
  18. Acabou O Amor – “Já Sei Namorar” – Tribalistas
  19. Bramones – “Renata” – Latino
  20. Ogrogus – “A Dor Desse Amor” – KLB
  21. Do Your Jumps – “Nossa Barulheira” – Dazaranha
  22. Guilherme Leal – “Eu E Você Sempre” – Jorge Aragão
  23. Bizarrones – “Borboletas” – Victor & Leo
  24. Grotesco – “Todo Carnaval Tem Seu Fim” – Los Hermanos
  25. Julio Igrejas – “Sinceramente” – Cachorro Grande
  26. The Sluggs (Feat. Last One Standing) – “Eu” – Pato Fu
  27. Miles Apart – “Quando Você Passa (Turu Turu)” – Sandy & Jr.