Comerciante de Cotia cai em golpe, após atualização de maquininha de cartão

Um comerciante de Cotia teve um prejuízo de mais de 3 mil reais e conta que há uma quadrilha aproveitando uma atualização feita nas maquininhas de cartão Rede, que mesmo com a compra feita pelo cliente não sendo aprovada, a máquina emite um recibo, o que leva o vendedor a acreditar que a compra foi liberada.

Com ele aconteceu isso, três pessoas compraram vários produtos em sua adega, passaram o cartão na maquininha e por uma distração da funcionária, a máquina efetuou a emissão do comprovante, mas a compra havia sido rejeitada e ela não percebeu. Resultado: Os produtos foram levados e o comerciante ficou no prejuízo após perceber o golpe. Segundo ele, há outros comércios em Cotia que passaram pelo mesmo problema. Veja o relato do comerciante:

Bom dia, tenho uma adega aqui em Cotia e está tendo um novo golpe na praça. Vou te explicar: Maquininha Rede (Itaú) atualizou o sistema e nessa atualização agora aparece uma mensagem na maquininha quando a solicitação não é autorizada. Quando dá essa mensagem, aparece uma opção de imprimir um comprovante para o cliente entrar em contato com o emissor do cartão. Infelizmente saiu esse papel da compra só que não foi autorizado. Minha funcionária e eu não sabíamos dessa opção de imprimir um comprovante de uma compra negada.

Então estou avisando todo mundo que tem a maquininha da Rede que está acontecendo isso e ninguém avisou nós sobre essa informação que aparece na tela dela. Resumindo, tive um prejuízo de R$ 3.000,00, os ladrões pararam o carro na rua na porta da adega, não consegui visualizar a placa do carro. A foto em anexo mostra as compras que eles fizeram. Minha funcionária viu que saiu o comprovante e não se atentou que não foi autorizado. Nenhum momento eu fui avisado pela Rede. Estou entrando com processo contra a Rede”.

O Jornal Cotia Agora entrou em contato com a assessoria de imprensa do Itaú, que é dono da Rede, no dia 1º de novembro. A resposta veio neste sábado (9), com a seguinte nota:
A possibilidade de impressão do comprovante das transações não autorizadas nas maquininhas foi incluída por solicitação do Ministério Público para atender a demanda dos consumidores, visando a maior transparência. É uma função a mais, a ser selecionada pelo varejista após ser exibida na tela a informação de que a transação não foi autorizada. No caso do terminal contratado pelo Sr. Andrew, a implementação do recurso ocorreu em 14 de outubro de 2019 e foi comunicada na mesma data, via SMS enviado para o celular cadastrado pelo cliente junto à Rede. A empresa recomenda aos varejistas que se certifiquem da validade das operações realizadas na maquininha conferindo com atenção as informações contidas na tela e no comprovante impresso pelo equipamento imediatamente após cada venda concluída.

Por Bruna S. Santana – Repórter Jornal Cotia Agora