Psicóloga Fernanda Piva: A difícil arte de ser mãe

Quando somos jovens e moramos com nossos pais, achamos que todas as cobranças e recomendações de nossa mãe são desnecessárias. Então crescemos e chega nossa vez,nos tornamos mães e começa uma nova história.

A maternidade é uma profissão cansativa, não tem fim, 24 horas por dia , você está ali, atenta a tudo, dorme atarefada e acorda atarefada. Todo dia você aprende algo novo e se cobra mais e mais. Não é fácil educar uma criança, é um árduo trabalho, dedicação total, a mãe cansa e não descansa.

Consome sua energia, e se você não trabalha fora, cansa ainda mais. Muitas pessoas de fora julgam: a vida dela é fácil, fica em casa o dia todo e só cuida do filho. Você sabe o que significa só cuidar de uma criança? Tem que estar sempre atenta, não se permite descansar.

Crianças muitas vezes te desafiam o tempo todo, aprontam, fazem o contrário do que você pede, a mãe chama a atenção, briga, corrige, ensina, e isso se repete várias vezes por dia. Só vão entender as mães que já passaram ou passam pela situação. As pessoas dizem: Que bom, sinal que ela tem saúde! Tudo bem, graças a Deus, que ótimo, as mães reconhecem e agradecem por isso, mas cansa.

A profissão é desvalorizada, você faz o dia todo, e no final do dia, ainda parece que não fez nada.
E quem cuida dessa mãe que está cansada? Lembrando que para os filhos ficarem bem, a mãe deve estar bem.
A tarefa é gratificante, apesar de toda sobrecarga.

Mas você mamãe que se encontra nessa condição, tem se cuidado? Tem conseguido descansar?
Mãe também precisa de colo, precisa de carinho, ser ouvida e merece também ter um momento só para si, nem que sejam 5 minutos de meditação. Você precisa! Reserve um momento de autocuidado, por menor que seja, será ótimo para você e também para a família. A mãe descansada, pode render mais.

E se você sozinha, estiver com dificuldades de passar por esses momentos, busque ajuda especializada,
agende já sua consulta online ou presencial.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.