Vagões de trem da ALL descarrilham em São Roque
Um novo acidente envolvendo trens da ALL – América Latina Logística, aconteceu há uma semana, em São Roque. 45 vagões descarrilaram e 10 tombaram, despejando toneladas de farelo de soja nos trilhos e entorno.
O acidente ocorreu às 22:30h do dia 10, em um trecho próximo à Rodovia Bunjiro Nakao, em área que fica em São Roque, mas quase no limite de Cotia. Toda a carga que caiu dos vagões atingiram apenas o município vizinho.
O acidente passaria batido, sem o conhecimento do público. A ALL logo de madrugada enviou caminhões para carregar a carga tombada. Durante toda a sexta-feira, máquinas e caminhões trabalharam para retirar o produto. A reconstrução do trecho da ferrovia durou até sábado.
Uma denúncia anônima foi feita à Defesa Civil de Cotia, que na manhã de segunda-feira foi ao local para ver se havia algum risco às pessoas e meio ambiente.
Ao chegarem ao local, viram que o acidente foi em São Roque e não em Cotia. A carga já havia sido retirada e sobraram resíduos do farelo. A Defesa Civil avisou o departamento de Meio Ambiente de São Roque sobre o ocorrido.
Não se sabe ao certo as causas do acidente. O coordenador da Defesa Civil de Cotia, José Rafael, disse que muitos dormentes estavam podres e podem não ter suportado o peso da composição. Quando os dormentes quebraram, os trilhos foram separados e por pouco outros vagões também não se envolveram no acidente. Dos 45 que descarrilaram, 35 ficaram travados e 10 tombaram.
Os moradores do entorno disseram ter medo de novos acidentes.
