Mais um acidente de trem da ALL na região de Cotia

Um novo acidente envolvendo trens da ALL – América Latina Logística, aconteceu há uma semana, em São Roque. 45 vagões descarrilaram e 10 tombaram, despejando toneladas de farelo de soja nos trilhos e entorno.
O acidente ocorreu às 22h30 do dia 10/2, em um trecho próximo à Rodovia Bunjiro Nakao, em área que fica em São Roque, mas quase no limite de Cotia. Toda a carga que caiu dos vagões atingiram apenas o município vizinho.

O acidente passaria batido, sem o conhecimento do público. A ALL logo de madrugada enviou caminhões para carregar a carga tombada. Durante toda a sexta-feira, máquinas e caminhões trabalharam para retirar o produto. A reconstrução do trecho da ferrovia durou até sábado.
Uma denúncia anônima foi feita à Defesa Civil de Cotia, que na manhã de segunda-feira foi ao local para ver se havia algum risco às pessoas e meio ambiente.

Ao chegarem no local, viram que o acidente foi em São Roque e não em Cotia. A carga já havia sido retirada e sobraram resíduos do farelo. A Defesa Civil avisou o departamento de Meio Ambiente de São Roque sobre o ocorrido.

Não se sabe ao certo as causas do acidente. O coordenador da Defesa Civil de Cotia, José Rafael, disse que muitos dormentes estavam podres e podem não ter suportado o peso da composição. Quando os dormentes quebraram, os trilhos foram separados e por pouco outros vagões também não se envolveram no acidente. Dos 45 que descarrilaram, 35 ficaram travados e 10 tombaram.
Os moradores do entorno disseram ter medo de novos acidentes.

Cetesb multa ALL em R$ 130 mil por acidente de trem com combustível

A Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo multou a ALL em 7,5 mil Ufesp’s – Unidades Fiscais do Estado de São Paulo, o que equivale a cerca de R$ 130 mil, pelo acidente de trem carregado com combustível ocorrido em Bauru no dia 8 do mês passado. Na ocasião, cerca de 100 mil litros de combustível vazaram da composição e escorreram sobre a vegetação por cerca de um quilômetro, até ocorrer a explosão que consumiu praticamente todo o material. 

O incêndio deixou quatro pessoas feridas, das quais duas ainda estão internadas na enfermaria do Hospital Estadual se recuperando das queimaduras sofridas em seus corpos. Elas seguiam pela estrada e pararam para ver o combustível que escorria. Quando um dos carros ia sair do local, ocorreu a explosão. A suspeita é que uma faísca da ignição do carro tenha provocado as chamas. 

A ALL, através de sua assessoria, informou que irá recorrer da multa e que está executando todas as recomendações feitas pelo órgão ambiental. O acidente ocorreu após duas locomotivas e um vagão descarrilarem num trecho da ferrovia que a terra sob os trilhos cedeu, supostamente por causa da chuva forte. 

A Cetesb, através da assessoria de imprensa, informa que a multa foi aplicada por três motivos: derramamento de cerca de 100 litros de combustível no solo, explosão e incêndio que deixaram feridos e queimaram vegetação e contaminação do solo, da vegetação e das águas do afluente do Rio Bauru. (Com informações da JCNet)

Além da multa, a Cetesb determinou que a ALL mantenha o monitoramento das áreas atingidas por, no mínimo, mais dois meses. E, caso seja detectada a presença de combustível além do já encontrado, que a Cetesb seja informada imediatamente. 

Também determinou à empresa que remova o solo contaminado no local do acidente para posterior tratamento adequado e que execute a investigação confirmatória em toda a área afetada pelo acidente, de acordo com as normas da Cetesb.

A ALL terá, ainda, de apresentar levantamento planialtimétrico da área degradada com delimitação, identificação e quantificação de todas as áreas poluídas, o que inclui vegetação e corpos d’água.