Coluna da nutricionista Daniela Dias: Por que emagrecer demora?

Você certamente já ouviu por aí que basta excluir alguns alimentos aqui, outros ali, e pronto… você se torna uma pessoa emagrecida.

Mas, se você busca perder peso, acredito que almeje uma mudança sólida e definitiva e não um resultado temporário. E, para isso, a gente precisa entender as nuances do seu ganho de peso. Apesar de ser um desafio, é possível chegar a um peso mais saudável tratando as causas que te levaram ao cenário atual.

E quais são essas possíveis causas?

– Alimentos com alta densidade energética e baixo valor nutricional – os alimentos ultraprocessados (chips, bolacha, alimentos light e diet) que possuem baixo valor nutricional, valor calórico elevado, além de diversos aditivos, o que prejudica o bom funcionamento do corpo e o balanço energético positivo.

– Estresse – pessoas cronicamente estressadas têm mais chances de escolher alimentos indulgentes (e muitas vezes processados) como forma de melhorar o humor e proporcionar prazer.

– Sedentarismo – Não praticar nenhum exercício físico, não movimentar o corpo.

– Alterações na microbiota intestinal – um microbioma (bactérias que habitam o intestino) equilibrado controla os processos de extração de energia dos alimentos, saciedade, regulação hormonal e inflamação.

– Alterações no ciclo circadiano – sono desregulado, que altera liberação de hormônios e funcionamento de órgãos, como fígado e tireoide.

– Medicamentos – o uso de alguns medicamentos, como antidepressivos, estão associados ao ganho de peso.

A boa notícia é que a maioria dos fatores acima pode ser regularizada através da alimentação, usando estratégias certas, orientações adequadas e um acompanhamento que te direcione no seu processo.

Quer saber como? Entre em contato para conversarmos.

*Daniela Paiva Dias (CRN3 60.789) é nutricionista e colunista do Jornal Cotia Agora – Conheça mais e faça contato com a Daniela nas redes sociais:
https://www.instagram.com/nutridanieladias/
https://www.facebook.com/nutricionistadanieladias/