Paciente morre após ser amarrado em clínica de recuperação clandestina em Cotia

Um paciente de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos em Cotia morreu na segunda-feira (8) após chegar a uma unidade de saúde de Vargem Grande Paulista com uma série de lesões pelo corpo. Trata-se do mesmo homem que aparece em vídeo que circula pelas redes sociais amarrado em uma cadeira, enquanto outras pessoas riem da situação.

Segundo as imagens, o homem ficou com mãos amarradas para trás, preso a uma cadeira dentro da clínica. Na cena aparecem ao menos quatro rapazes rindo da situação. A filmagem foi feita na sexta-feira (5).

Segundo reportagem do portal G1, dois funcionários da clínica foram levados para a Delegacia de Cotia para esclarecer o que ocorreu. Um deles está preso.

Investigações
A Polícia Civil apurou que o vídeo foi gravado por um dos funcionários da clínica. Além disso, ainda segundo as autoridades, ele enviou um áudio por WhatsApp para uma outra pessoa, na qual confirma ter agredido a vítima.

“Cobri no cacete, cobri… chegou aqui na unidade… pagar de brabo… cobri no pau. Tô com a mão toda inchada”, disse o suposto autor, segundo a delegacia que investiga o caso.

O acusado teria admitido em seu interrogatório ter feito uso da “força para conter o paciente que estava muito agitado”. O homem passou por audiência de custódia nesta terça-feira (9), que converteu a prisão em flagrante dele em preventiva.

Outros funcionários da clínica serão investigados pela polícia. Os proprietários também serão ouvidos na investigação. A clínica é clandestina, sem licença para funcionar.

Por Bruno Hoffmann – Gazeta de S. Paulo
https://www.gazetasp.com.br/estado/paciente-de-clinica-morre-em-sp-apos-ser-visto-amarrado-em-cadeira/1140167/