“A gente tem que tirar o Metrô de São Paulo. Fazer com que chegue em Cotia”, diz governador Tarcísio
O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta quinta-feira (8) que sua “prioridade” para o transporte metropolitano em São Paulo é viabilizar a linha do Metrô que conecta a Lapa a São Bernardo do Campo.
“A gente tem que tirar o Metrô da cidade de São Paulo. Fazer com que chegue em Cotia, fazer com que chegue no ABC. A ligação da Lapa para São Bernardo do Campo vai ser uma prioridade”, afirmou o governador eleito.
A obra do ABC é a Linha 20-Rosa do Metrô, um projeto em estudos desde o começo da década e que pode passar sob a Avenida Brigadeiro Faria Lima, centro financeiro do País, a depender dos resultados de um anteprojeto funcional contratado pelo Metrô em junho.
A gestão atual de Rodrigo Garcia também já contratou o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental da obra, que devem ficar prontos em março.
Ainda há dúvidas, entretanto, sobre o traçado final da linha. Estudos anteriores do Metrô previam a parada final desse novo ramal em Santo André, não São Bernardo.
Os estudos mais recentes da empresa apontam para um traçado que passe pela Estação Fradique Coutinho, em Pinheiros e não pela Faria Lima. Mas o atual presidente da empresa, Silvani Pereira, já disse que são os estudos em andamento que devem indicar o melhor traçado final.
Do Metropoles