Aeroporto de São Roque tem nova previsão de inauguração

Em construção no km 60 da Rodovia Castello Branco, em São Roque, sentido capital, o Aeroporto Executivo Catarina deve ser inaugurado no até julho de 2016, segundo informou a direção do empreendimento. Os trabalhos no local foram intensificados em mais uma fase nesta semana e a obra está em ritmo acelerado.

A expectativa, segundo a JHSF, é muito boa, pois, o andamento da construção ocorre de maneira acima do esperado. De acordo com a empresa, se continuar assim e não houver nenhum problema a inauguração ode ser até antecipada.

Neste momento dezenas de máquinas e caminhões trabalham nos dois milhões de metros quadrados de área. Como o terreno é feito de vales e montanhas, o objetivo é deixar toda área em um mesmo nível. Para isso, o trabalho é intenso em relação à movimentação de terra.

aeroporto - são roqueApós a conclusão da plataforma de terra, terá início efetivamente a construção do aeroporto (fase mais rápida dependendo apenas de engenharia de arquitetura) para o levantamento dos hangares, torres, pistas e toda a estrutura necessária.

Segundo a JHSF, a segunda fase do projeto (arquitetura) também já está pronta, apenas aguardando a conclusão da terraplenagem para ter início implantação, a partir daí é um passo para a conclusão definitiva do aeroporto.

Detalhes do Aeroporto

Ele será o primeiro aeroporto internacional privado do país voltado para aviação executiva, porém, poderá receber voos comerciais caso haja necessidade, pois terá uma área maior que o aeroporto de Congonhas em São Paulo. A pista, na fase final do projeto será ampliada para 2.470 metros.

O local está com as obras em ritmo acelerado. Dezenas de máquinas e caminhões, além de centenas de homens, trabalham no local diariamente numa área de 2 milhões de metros quadrados.

O aeroporto terá a construção de uma das pistas com torre de controle, 50 mil metros quadrados de hangares e mais 50 mil metros quadrados de pátios.

O aeródromo terá capacidade para receber pousos e decolagens de jatos executivos intercontinentais de última geração, além de contar com um centro de serviços de manutenção, hangares de estadia das aeronaves e pernoite.

Com infraestrutura completa, o aeroporto proporcionará um padrão diferenciado de aeronavegabilidade para todos os seus usuários.

A torre de controle de tráfego aéreo terá capacidade para a realização de aproximação das aeronaves por instrumentos de precisão.

Está previsto também um Terminal de Aviação Geral (GAT) dotado de apoio aos passageiros e tripulantes, com equipamentos para inspeção de bagagens, pessoas e documentos, incluindo toda a assistência aos usuários e tripulação para tornar os trâmites de embarque e desembarque muito rápidos e seguros.

O local ainda terá um heliporto para conectar os usuários aos diversos destinos de negócios da capital paulista. O aeroporto foi projetado para receber voos de aviação executiva e permitirá que empresários de São Paulo cheguem ao local em 12 minutos de helicóptero.

A estimativa da empresa é de que o aeroporto Catarina receba 80 mil pousos e decolagens no primeiro ano de operação.
Na fase final, o aeroporto Catarina terá uma segunda pista e poderá receber cerca de 200 mil pousos ou decolagens por ano.

O investimento no aeroporto deve somar R$ 500 milhões apenas na primeira fase e chegar R$ 1,2 bilhão na fase final, segundo estimativas de mercado.

Do São Roque Notícias