Agora é Lei: Está proibido soltar rojões e similares em Cotia

O prefeito Rogério Franco promulgou a Lei 2070, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em Cotia.

O Projeto de Lei do vereador Edson Silva publicado em 2018 pelo Jornal Cotia Agora, foi aprovado na Câmara no dia 28 de março e foi para a aprovação do prefeito, que assinou e agora vira Lei.

O descumprimento da Lei acarretará ao infrator a multa de R$ 2.000,00, valor que será dobrado na hipótese de reincidência num período inferior a 30 dias.

O que ainda não ficou estabelecido é como será a fiscalização e quem a fará, assim como ainda não se sabe se terá um telefone exclusivo para denúncias ou se o canal para a população será a Guarda Civil.

A proibição de rojões e similares já vem acontecendo em diversas cidades brasileiras. No último réveillon oficial de São Paulo, pela primeira vez não teve fogos barulhentos.

O que se espera é a conscientização dos problemas provocados pelo barulho dos fogos, que atinge idosos, pessoas com problemas psíquicos, autistas, bebês, além dos animais, principalmente cães e gatos.