Alto Cotia abastecerá novo reservatório de Embu

A Sabesp entregou oficialmente um novo reservatório para a cidade de Embu das Artes.

O sistema, que se junta a um existente de concreto, vai garantir a ampliação de reservação de 5 milhões de litros para 10 milhões de litros de água e vai atender 140 mil moradores de 24 bairros do município.

Localizado no Jardim Mimás, o reservatório foi concluído em 18 meses, o valor total da obra total, que inclui a construção da adutora e do reservatório é de R$ 13,5 milhões, sendo que somente o reservatório custou R$ 3,5milhões.

O reservatório será abastecido pelos sistemas Guarapiranga e Alto Cotia, beneficiará 10 mil moradias dos bairros do Jardim Santo Eduardo, Jardim dos Moraes, Cultura Física, Jardim Vazame, Jardim Independência, Santa Emília, Presidente Kennedy, Jardim Emílio Carlos, Chácaras Caxingui, Jardim da Luz, Jardim Flórida, Parque Luiza, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Casa Branca, Santa Tereza, Chácara Pirajuçara, Vila Isis Cristina, São Marcos, São Francisco, Valo Verde, Vitória, Dom José, Vicente e Castilho.

A “caixa d’água gigante”, que foi instalada na parte mais alta do município, deverá acabar com a instabilidade no fornecimento de água na região beneficiada.

Segundo o superintendente da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, a quantidade de água armazenada é suficiente para atender até 10 mil imóveis por até 12 horas. “O reservatório já está em funcionamento. A quantidade de água reservada é equivalente a 10 mil caixas d’águas de 500 litros, o suficiente para abastecer 10 mil imóveis, por um período aproximado de 12 horas”, informou.

De acordo com a Sabesp, para construir a nova adutora com 5 km de extensão, foi necessário realizar uma complexa travessia sob a Rodovia Régis Bittencourt. Nesse trecho foi construído um túnel de 15 metros de profundidade com 1,8 metros de largura e 90 metros de extensão, por onde a tubulação de 800 milímetros foi assentada.  Os reservatórios são fabricados com estrutura metálica, além de ter maior durabilidade, são fundamentais para agilidade no atendimento à população.

Por Rose Santana, Portal O Taboanense