Alunos de Cotia vão a distrito do Espírito Santo afetado pela lama para ação social

Desde que a lama de rejeitos da Samarco atingiu o Rio Doce e o mar, os moradores de Regência, no Espírito Santo, perderam o único lazer que tinham.

Acostumadas a tomar banho de rio e pegar onda no mar, há um ano as crianças procuram uma nova diversão. Pensando nisso, um grupo de estudantes do Colégio Sidarta, em Cotia, viajou ao município para construir parques e revitalizar a biblioteca e uma creche.

Em cinco dias, 50 estudantes do 9.º ano do ensino fundamental e 1.º ano do ensino médio, que fazem parte do projeto Andoriar, entregaram à cidade os espaços de lazer. Claudia Siqueira, diretora do Sidarta, disse que a intenção do trabalho voluntário foi proporcionar uma troca de experiências e conhecimentos entre os alunos e os moradores. “O aprendizado não acontece só na escola, mas no contato com as pessoas.”

Com os moradores de Regência, os alunos pintaram e criaram uma sessão infantojuvenil na biblioteca comunitária, construíram dois parques de bambu, um parque sensorial para a creche – que também foi pintada -, uma composteira e um site para divulgar artistas locais.

“Nossos alunos sofreram muito com o acidente, além de não ter onde brincar, ainda vivem em famílias que estão passando por dificuldade por não conseguirem trabalhar”, disse Sandra Santos, diretora da creche. Ela contou que, desde o acidente, sente as crianças mais agressivas e ansiosas. Também houve evasão e aumento de faltas.

Voluntariado. O projeto Andoriar é uma proposta do colégio Sidarta para que os alunos de 9.º ano experimentem o “volunturismo” – turismo e trabalho voluntário -, em vez de uma viagem de formatura tradicional. No ano passado, eles foram para Florianópolis e, agora, por causa do acidente, ajudaram Regência. “Eles foram os últimos atingidos pela lama e o impacto ainda é grande. Nós abordamos o acidente em aula, mas, em uma semana vivenciando realmente a situação, os alunos aprenderam muito mais”, disse a orientadora Camila Niemeyer.

Do Estadão