Alunos de escola de Cotia ficam entre os primeiros em Olimpíada de Matemática em Libras

Três alunos de uma escola particular de Cotia, Sophia, Pedro e Júlia, obtiveram 2º e 3º lugar na 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBMLibras).

A OBMLibras é a primeira e única competição escolar de caráter nacional exclusiva para alunos surdos, proporcionando-os uma chance única de demonstrar suas habilidades matemáticas. A participação na olimpíada é totalmente gratuita e 90% dos participantes são provenientes de escolas públicas, o que evidencia o alcance social significativo desse evento.

Em sua última edição, a OBMLibras reuniu inscrições de 511 alunos surdos de todas as regiões do Brasil. Entre eles, alguns destaques especiais emergiram de Cotia, trazendo orgulho para a sua escola e a comunidade local.

No Brasil, onde aproximadamente 5% da população é surda, os desafios para a comunidade surda no âmbito educacional são notórios. As barreiras linguísticas frequentemente afetam o acesso dos surdos à educação de qualidade e, subsequentemente, ao ensino superior. Estatísticas revelam que os surdos têm uma probabilidade 57 vezes menor de ingressar no ensino superior, um problema agravado pela falta de acessibilidade em muitas das olimpíadas escolares tradicionais.

A OBMLibras procura mudar essa realidade ao oferecer uma competição adaptada às necessidades específicas dos estudantes surdos. A prova é apresentada em vídeos na Língua Brasileira de Sinais, proporcionando uma avaliação justa e estimulante para os participantes.

Sophia Dias Rosa Miranda, Pedro Lourenço Calazans Reis e Júlia Ferreira Santos que brilharam nesta competição, são uma inspiração não apenas para seus colegas, mas também para toda a comunidade cotiana.

A OBMLibras é uma realização da Sinaliza, negócio social na área da educação para surdos. A Sinaliza já impactou mais de 1.000 alunos por meio de seu pré-vestibular e aulas de reforço para alunos surdos de todas as idades, resultando em uma impressionante taxa de aprovação de 80% no SiSU 2023. Além disso, a empresa também desenvolveu o aplicativo LibrasLab, que já ensinou Libras a mais de 200.000 pessoas, utilizando métodos inovadores, como a gamificação e a inteligência artificial. Por meio dessa valiosa combinação de tecnologia e educação, a Sinaliza está desempenhando um papel fundamental na promoção da inclusão e na construção de um futuro mais promissor para a comunidade surda no Brasil.

Links de acesso: www.oblibras.com.br www.sinalizaedu.com.br www.libraslab.com.br