Andar de bicicleta: veja 6 benefícios que podem mudar sua vida

Nem sempre você precisa pedalar muitos quilômetros para aproveitar os benefícios de andar de bicicleta. Na verdade, pegar a bike para ir para o trabalho ao invés de ir de carro ou transporte público, ou dar um passeio de meia hora durante a noite, por exemplo, já é o suficiente, contanto que sua frequência cardíaca fique acelerada.

Para começar, contudo, é mais indicado definir metas menores, como ir só até o supermercado próximo ou dar uma volta na praça da vizinhança, para que você possa desenvolver o hábito de pedalar regularmente.

Dessa forma, aos poucos já é possível começar a notar os benefícios dessa prática que tem várias vantagens a oferecer. E quais seriam elas? Veja abaixo como andar de bicicleta pode mudar sua vida, segundo a ciência.

Os benefícios de andar de bicicleta

É um meio de transporte ecologicamente correto
Um dos primeiros benefícios de andar de bicicleta todos os dias é que, se você estiver sem tempo, ela ajudará a economizar alguns minutos de treino, já que ao mesmo tempo em que você está se deslocando, também está praticando uma atividade física. Como resultado, é possível notar melhorias para a saúde, como comprovou um estudo publicado no The BMJ em 2017.

A pesquisa associou o deslocamento de bicicleta com menor risco de câncer, doenças cardiovasculares e mortalidade. Portanto, há provas de que as vantagens de se locomover sobre duas rodas vão além de evitar o trânsito para viver de forma mais saudável. Além disso, andar de bike diariamente pode ajudar a reduzir as emissões de carbono e óxidos de nitrogênio, segundo uma pesquisa.

Após uma análise de 48 milhões de viagens de bicicleta realizadas na cidade de Nova York de 2014 a 2017, os estudiosos descobriram que o compartilhamento de bikes ajudou a reduzir as emissões de carbono em mais de 30 mil toneladas e os óxidos de nitrogênio em 80 toneladas, além de diminuir o consumo de petróleo em quase 13 mil toneladas.

Melhora a saúde do cérebro
Outro benefício é que criar o hábito de andar de bicicleta é que diante de situações cotidianas de deslocamento, você provavelmente optará pela bicicleta em vez do carro, como para fazer uma tarefa rápida no fim de semana ou ir para a academia.

Com isso, adicionar esses passeios diários pode trazer benefícios como aumento de energia e redução da fadiga, e a melhora do tempo de reação, da memória e do pensamento criativo, mesmo que seja por apenas 30 minutos.

Além disso, um estudo publicado no PLOS One descobriu que andar de bicicleta convencional ou elétrica por pelo menos uma hora e meia por semana, durante oito semanas, ajudou a melhorar a função cognitiva e o bem-estar em adultos mais velhos. Mais especificamente, os pesquisadores descobriram que a atividade ajuda a melhorar a capacidade de se concentrar apesar das distrações.

Por fim, a pesquisa ainda concluiu que a prática reduz a ansiedade e a depressão: quando receberam um questionário, os homens que aumentaram seu deslocamento diário de bicicleta observaram melhorias em sua saúde mental geral.

Aumenta o desejo sexual
De acordo com outro estudo, homens que se exercitam seis ou sete dias por semana relatam ter um desejo sexual como acima da média ou muito acima da média. As mulheres, por sua vez, também relataram aumentos, mas não tão drásticos. O motivo para os rapazes pensarem isso deles mesmos? Foi demonstrado que o exercício leva ao aumento do desejo sexual e diminui a disfunção sexual, até certo ponto.

Contribui com a manutenção de peso
O ciclismo regular também pode ajudá-lo a manter seu peso. Em um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Bath, dois grupos de homens comeram demais – mas apenas um grupo se exercitou diariamente. Apesar de consumir a mesma quantidade excedente de calorias, depois de levar em consideração o que foi queimado com o exercício, o grupo que se exercitou diariamente conseguiu compensar os efeitos nocivos da alimentação excessiva, como picos de açúcar no sangue e alterações metabólicas prejudiciais.

“Uma das razões pelas quais o exercício diário pode ser tão útil é porque permite que seus músculos atuem como um ‘tampão’ para a comida que ingerimos. Quando você usa seus músculos, eles quebram os estoques de carboidratos e gordura”, disse Dylan Thomas, professor de ciências da saúde na Universidade de Bath e autor de o estudo. Portanto, até mesmo passeios curtos, como um deslocamento rápido para o escritório, podem contribuir para a manutenção de peso.

Melhora a qualidade do sono
Um estudo da Universidade da Geórgia encontrou uma ligação entre a aptidão cardiorrespiratória e os padrões de sono. A pesquisa incluiu mais de 8 mil indivíduos com idades entre 20 e 85 anos e descobriu uma forte correlação entre a diminuição do condicionamento físico, a incapacidade de adormecer e as queixas gerais de sono. Sendo assim, atividades cardiovasculares moderadas a vigorosas, como andar de bicicleta, demonstraram aumentar o condicionamento físico, facilitando o adormecimento e a manutenção do sono.

Aumenta a vida útil
Por fim, os passeios diários de bicicleta fazem mais do que torná-lo mais saudável e feliz: eles também prolongam a quantidade de tempo que você tem para se sentir assim, mesmo que já esteja envelhecendo. Um estudo recente publicado na revista Circulation descobriu que, se você exceder a quantidade recomendada de atividade física (150 minutos de exercício moderado ou 75 minutos de exercício vigoroso por semana), poderá reduzir o risco de mortalidade precoce.
E se você mantém a frequência de fim de semana, saiba que um estudo publicado no JAMA Internal Medicine descobriu que, mesmo que você treine apenas dois dias consecutivos, provavelmente viverá mais.

Por Ana Paula Ferreira – Do Boa Forma