Ao completar dois anos do Tarifa Zero, Vargem Grande anuncia mais cinco novos ônibus

O programa Transporte Para Todos, criado pela Prefeitura de Vargem Grande Paulista e que ficou conhecido como Tarifa Zero, completa dois anos no dia 5 de novembro. Para comemorar o transporte público municipal gratuito, o prefeito Josué Ramos anunciou melhorias no sistema.

Segundo ele, a frota será renovada com cinco ônibus mais novos que irão garantir agilidade no transporte.

Nesses dois anos, Vargem Grande Paulista despontou no cenário nacional como a única cidade da Grande São Paulo a oferecer transporte público gratuito. O projeto se tornou modelo em mobilidade urbana para outras cidades e até outros países, ganhando o “Prêmio Internacional de Excelência em Planejamento Urbano” da APA (American PlaningAssossiation).

O programa trouxe alguns benefícios não apenas para a população que não paga mais para andar de ônibus, mas também para o crescimento econômico da cidade. O número de passageiros triplicou, o que demonstra que as pessoas passaram a circular mais na cidade e a consumir no comércio local.

Antes da Tarifa Zero, eram transportados cerca de 36 mil passageiros por mês e, com a gratuidade da passagem de ônibus, agora são mais de 100 mil passageiros/mês.

A fim de atenuar as dificuldades que a pandemia trouxe, a Prefeitura também isentou a indústria e comércio da cidade da taxa do Transporte Público Municipal, de R$ 39,20 por funcionário, referente ao exercício de 2020. A cobrança teve início apenas em janeiro deste ano, para não onerar os empresários e microempreendedores.