Apesar da liberação, muitas pessoas seguem usando máscaras em Cotia

Nos primeiros dias após o fim da obrigatoriedade do uso de máscara na rua e em ambientes fechados, muitos moradores de Cotia resolveram continuar com o acessório nas vias e comércios da cidade.

Muitos mostram ainda o temor de contrair o coronavírus, mesmo com a queda de casos e de mortes. Nas ruas da cidade reparamos que 80% das pessoas ainda seguem usando, mesmo aquelas que ainda deixam no queixo ou no pescoço.

Nos comércios e na feira livre de domingo, nossa reportagem constatou que a maioria ainda usa, mas tem aqueles que disseram que não viam a hora de retirar as máscaras.

“Acabou a sensação de sufoco, de falta de ar e as irritações na pele e nariz, agora não uso mais, estou vacinada e logo essa pandemia passa”, comentou a jovem Luana.

Algumas das pessoas ouvidas pela reportagem disseram que o vírus chegou em suas vidas. Alguns contraíram ou tiveram parentes que ficaram doentes. Uma senhora que conversou com a gente contou que perdeu o irmão para o vírus e, mesmo com a liberação do uso, a família toda segue de máscara.

“Perdi meu irmão em 2020, naquela fase que estava difícil, muita gente morrendo. Foi um caos em nossa família e é até hoje, por isso, lá em casa seguimos nos cuidando, usando máscara na rua e nos comércios, usando álcool gel e nos prevenindo.

Nos comércios da cidade, o uso é facultativo também para os funcionários, mas, 90% dos trabalhadores que vimos, estavam com máscara. Uma atendente de loja estava sem e disse que o patrão liberou, mas ela conta que evita falar muito próximo dos clientes.

O dono de um comércio na região central contou que segue usando, mas às vezes esquece a máscara no queixo. Dias atrás uma cliente deu bronca nele e exigiu que colocasse o acessório. “Fiquei sem graça, a mulher me deu bronca, mas ela está certa, por isso agora fico mais esperto e coloco na hora de atender os clientes e dei essa recomendação aos meus funcionários”, finalizou.