Apesar de tantos casos de violência na cidade, Cotia está há quase cinco anos sem roubo a banco

Por Rodrigo Seixas – Repórter

O número de roubos a bancos no estado de São Paulo em 2020 aumentou mais de 50% e o balanço final deste ano ainda não foi divulgado, mas até o momento, teve queda considerável, apesar de casos como os noticiados no interior nos últimos meses.

Em todo o estado de São Paulo, de janeiro a outubro aconteceram 13 roubos a bancos, número abaixo de 2020, quando teve 23 no mesmo período.

O Jornal Cotia Agora fez um levantamento sobre Cotia e em nossa cidade o último caso de roubo a banco foi em janeiro de 2017. De lá para cá, nenhum crime do tipo foi registrado, apenas de tentativas de roubos a caixas eletrônicos mal sucedidas.

Antes de 2017, a cidade também ficou muitos anos sem registrar nenhum caso deste tipo de crime.

Os roubos a banco se tornaram uma preocupação de autoridades de segurança não apenas do estado de São Paulo em razão dos ataques no país realizados por quadrilhas fortemente armadas, que levaram terror a cidades do interior paulista e de estados como Santa Catarina e Pará.

Os ataques a bancos só são registrados como roubos quando há por parte dos criminosos o emprego de violência ou grave ameaça às vítimas. Casos em que agências são alvo de explosões, sem que haja vítimas rendidas, como não é raro em ocorrências de explosões de caixas eletrônicos, são registrados como furto qualificado.