As drogas K. O que são e como agem no organismo

Nos cinco primeiros meses de 2023, o CIATox – Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Unicamp registrou uma explosão de atendimentos do número de pacientes que utilizaram drogas K – um grupo de substâncias sintéticas produzidas em laboratório com um efeito centenas de vezes mais potentes que o THC, encontrado na maconha.

“A droga K não tem nada a ver com maconha. Apesar dos efeitos serem semelhantes, as substâncias presentes na droga K não existem na maconha e vice-versa”, explica José Luiz da Costa, coordenador executivo do CIATox da Unicamp.

Em entrevista concedida ao programa Direto na Fonte, da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp, José Luiz esclarece sobre a origem, como a droga age dentro organismo, os riscos para a saúde e formas de prevenção.

“Essa droga sintética causa uma intoxicação muito mais intensa, com predomínio de taquicardia, convulsões e alucinações. Geralmente, a morte acontece por problemas cardiovasculares”, alerta.

O CIATox está instalado no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Desde 1996, é vinculado à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e atua como serviço de apoio ao HC da Unicamp. O CIATox é referência em Toxicologia e Toxinologia Clínica na região de Campinas. Atende SAMU, UPAs, UTIs, UBSs e à população geral, em toda área de vigilância epidemiológica e sanitária e toxicovigilância. De 1984 a 2021, o CIATox atendeu mais de 157 mil casos de exposições tóxicas.

Veja mais no vídeo:

Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
https://hc.unicamp.br/newsite_noticia_478_as-drogas-k-e-como-agem-no-organismo/