Assédio de bancos a clientes por telefone já pode ser bloqueado. Saiba como cadastrar

Para aqueles que não toleram as ligações indesejadas de bancos com ofertas de empréstimos, passou a valer a partir desta quinta-feira (2) o cadastro do “Não Perturbe” para bloquear as chamadas. A medida vai estar disponível no site de 23 instituições que aderiram à autorregulamentação bancária.

Para participar, o consumidor deve acessar um link no site dos bancos e cadastrar os telefones fixos e móveis, relacionados ao seu CPF. O bloqueio passa a valer 30 dias após o cadastro. A Febraban – Federação Brasileira de Bancos informou que também vai incluir no cadastro os telefones já inseridos no sistema de bloqueio do Procon.

Os bancos participantes são: Agibank, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim. Instituições representam 98% do volume da carteira de crédito em todo o país.

A autorregulamentação do crédito consignado é a primeira feita em conjunto pela Febraban e ABBC – Associação Brasileira de Bancos, o que garante a abrangência de sua aplicação. Pelas novas regras, as associações do setor também passarão a fazer um monitoramento das reclamações contra correspondentes bancários.

O número de reclamações sobre empréstimos consignados nos Procons contabilizado de janeiro a 30 de novembro deste ano cresceu 20% com relação a 2018.

Da Forum