Atenção: DER instala novos radares fixos na Raposo Tavares

Os últimos dias foram de curiosidade para muitos moradores de Cotia, que se depararam com a instalação de estruturas e dos aparelhos de radares fixos ao longo da Raposo Tavares, entre os kms 10 e 34.

No ponto que divide a administração do DER e Viaoeste, no Km 34, foi colocado um aparelho nos dois sentidos da pista. Um leitor nos enviou a imagem de um instalado próximo ao Carrefour, no km 17,6, também dos dois lados.

Diante dos questionamentos, a reportagem do Jornal Cotia Agora entrou em contato com o DER no sábado e na manhã desta segunda-feira (7), o órgão estadual enviou uma nota, sobre os quatro novos radares.

Vale lembrar que em 2018 houve o fim do contrato entre o Governo do Estado e a empresa que operava alguns radares na rodovia. Na época o DER enviou nota ao Jornal Cotia Agora informando que haveria o lançamento de novo edital para licitação que apontaria a nova empresa que ficaria responsável pelos aparelhos fixos.

Os novos equipamentos tem o sistema OCR (reconhecimento óptico de caracteres) e o mapeamento dos pontos a ter radar foi feito pela Polícia Rodoviária, que passa a contar com informações em tempo real dos veículos rastreados pelos radares.

O novo sistema operacional permitirá que o usuário tenha em até sete dias a multa em sua residência, o que proporcionará maior agilidade e eficiência caso sejam necessárias medidas administrativas como defesa do auto de infração ou mesmo recurso, alega o DER.