Atenção homens: Sinais e sintomas comuns de Balanite

Autor: Dr. Mario Augusto Delgado

Balanite é uma condição que ocorre devido a uma inflamação do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis, e da cabeça do pênis.

Está associada a diversas causas e é mais frequente em homens portadores de fimose. Os principais fatores de risco incluem: Falta de higiene na genitália, diabetes, obesidade, baixa imunidade e uso recorrente de antibióticos.

BALANITE: O QUE É A DOENÇA?
O termo balanite vem de bálano (glande) e o sufixo ite = inflamação, assim o termo balanite compreende todas as doenças que causam infecção na glande (cabeça do pênis) e quando atinge o prepúcio, se chama de balanopostite (infecção da cabeça do pênis e da pele que cobre a glande).

QUAIS AS CAUSAS DA BALANITE?
São diversas as causas de balanopostite, bactérias, vírus, fungos, alergias. A mais frequente é a infecção pelo fungo Candida albicans.

O paciente que possui pele prepucial em excesso tem um ambiente mais favorável a esta infecção. Por manter a glande coberta, ela fica mais quente e úmida, favorecendo infecções fúngicas.

Fato interessante sobre a balanite e a ejaculação precoce é que ambas podem ocorrer juntas, como resultado do excesso de pele prepucial. Este excesso de pele que cobre a glande, torna a cabeça do pênis muito sensível por manter este local sempre protegido de atritos, além de manter o ambiente favorável a infecção fúngica.

A BALANITE É UMA INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL (IST)?
A balanite não, mas dependendo da causa da inflamação pode sim estar associada a ISTs. Sífilis, gonorreia, AIDS dentre outras podem causar balanites e são sexualmente transmissíveis.

A infecção pela cândida não é uma IST, sendo considerada uma doença oportunista. Isso significa que todos temos contato com o fungo e quando houver um ambiente oportuno (quente, úmido e escuro) para ele, crescerá e causará a balanite.

QUAIS OS SINTOMAS DA BALANITE?
Podem ou não haver sintomas. Vermelhidão de pele local, secreção local, coceira e ardência ou dor na relação sexual. Queixas urinarias também podem ocorrer.

BALANITE E BALANOPOSTITE: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS?
Não há grandes diferenças entre balanite e balanopostite nas causas, sintomas e tratamento. A diferença está no acometimento ou não do prepúcio.

COMO A BALANITE É DIAGNOSTICADA?
O diagnóstico é feito pelo exame físico e história clínica. Ao exame é observada se há a presença de manchas avermelhadas, aumento da sensibilidade da glande, secreção e, em alguns casos, fissuras na pele prepucial. Muitas vezes o paciente não sabe que tem uma infecção por considerar as alterações da balanopostite normais.

Após o diagnóstico clínico podem ser necessários alguns exames para confirmação ou complementação diagnostica. Cultura da secreção e raspado de pele para identificação de patógenos, exames para diabetes e hemograma. Na suspeita de alguma Infecção Sexualmente Transmissível concomitante, o médico irá solicitar exames específicos para o diagnóstico de IST.

QUAL MÉDICO DEVO PROCURAR EM CASO DE BALANITE?
Se houver queixa, o paciente deverá procurar o clínico geral ou um urologista, que, após o exame físico local, será responsável por indicar o melhor tratamento a ser seguido.

COMO É FEITO O TRATAMENTO DA BALANITE?
O tratamento inicial é com creme e pomadas para alívio dos sintomas. Com a identificação da causa podem ser necessários tratamentos orais como antifúngicos ou antibióticos. As causas primárias, como o diabetes ou a fimose (nos casos em que é observado excesso prepucial), precisam ser tratadas para evitar a recorrência do quadro.

Nos casos de difícil resolução, precisamos ficar bem atentos na possibilidade de câncer de pênis. Lembrando que o Brasil é o país com maior incidência desta neoplasia no mundo. Nestes casos, o paciente será direcionado a uma biopsia local e, se confirmado o diagnóstico, orientado para tratamento específico.

E você sabia que umas das causas de câncer de pênis é a infecção pelo HPV – papiloma vírus? A vacina contra o HPV é uma importante arma contra o HPV e o câncer de pênis e pode ser aplica em adolescentes e adultos.

POMADAS ANTIBIÓTICAS
São recomendadas em casos de infecção causada por bactérias. Importante lembrar que elas devem ser prescritas pelo seu médico pois o uso de antibióticos sem prescrição médica pode gerar resistência bacteriana e riscos futuros para a saúde

POMADAS CORTICOIDES
Receitadas com o objetivo de aliviar os sintomas e reduzir a inflamação e alergias. As pomadas devem ser prescritas pelo seu médico pois o uso de corticoides sem prescrição médica pode gerar infecção fúngica e lesões de pele.

POMADAS ANTIFÚNGICAS
São indicadas para tratar o excesso de fungo que causam sintomas. Assim como as pomadas antibióticas, o uso de antifúngicos sem prescrição médica pode gerar resistência.

EM QUAIS CASOS É ACONSELHADO FAZER CIRCUNCISÃO?
A postectomia, nome técnico da circuncisão ou cirurgia de fimose, pode contribuir para evitar novos episódios de balanite.

Foto: Getty Images