Através de QR-Code, população pode saber se ônibus gerenciados pela EMTU estão com vistoria em dia

Os passageiros que utilizam linhas gerenciadas pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos agora podem verificar, por meio de um adesivo QR-Code no exterior dos ônibus, se a vistoria técnica do veículo está válida e se ele está realmente habilitado pela EMTU. A tecnologia já está disponível em 100% da frota.

Para fazer a consulta, basta apontar a câmera do celular para Qr-Code do adesivo, fixado na porta ou na lateral direita do veículo, e acessar o link que aparecerá após a leitura do código. O recurso, então, vai exibir a data de inspeção do ônibus, validade da vistoria, dados da empresa operadora e características do veículo.

O sistema contempla as linhas regulares comum e seletiva e os serviços de fretamento, Escolar e Ligado. Caso o veículo não possua o selo Qr-Code ou não esteja válido, pode ser que seja um serviço clandestino, por exemplo. Se o passageiro observar que o ônibus não está com a vistoria válida, pode registrar uma denúncia anônima pelo site da EMTU.

As inspeções realizadas pela EMTU consideram mais de 900 itens, como os sistemas de freios e elétricos, suspensão, pneus, carroceria, acessibilidade, emissão de poluentes e outros elementos que confirmam o estado de conservação dos veículos e garantem segurança e conforto aos passageiros.

Quando são diagnosticadas falhas ligadas diretamente à segurança do passageiro, o ônibus fica retido e impedido de operar. Somente após sanar a irregularidade e mediante uma nova inspeção, o veículo é liberado a circular.